7. Orientação de Pós-Graduação

Estudantes de 2.º Ciclo (Mestrado)

2023. Carolina Costa, “O Que é Que a Gente Vai Ouvir Hoje? — Curta-Metragem” (projecto). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2023. Daniel França, “Experiências, Táticas e Dificuldades na Produção Cultural em Coimbra, a Partir do Estágio na Blue House” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2023. Nuno Dias, “Mediar o Serviço Educativo em Museus: Formação, Educação e Democratização Cultural — Estágio no Serviço Educativo do Museu de Lisboa” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2022. David Pinheiro Vicente (co-orientador), “Como se Filma um Fantasma?: ‘Primeiros Mitos’ e ‘Últimos Medos’ em La Mujer sin Cabeza de Lucrecia Martel” (dissertação). Mestrado em Estética e Estudos Artísticos. Universidade Nova de Lisboa.

2022. Raquel Luís da Silva, “O (Cine-)Teatro Municipal e a Descentralização da Cultura: Estágio no Cine-Teatro Garrett” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2022. Tailor Morais, “Antologia Cyberpunk: Um Estudo sobre a Série Black Mirror” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2020. João Marcelo Ventura, “Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e a Representação Queer no Vídeo Musical” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2020. Luís Freitas, “Incolor: Argumento Original e Comentário” (projecto). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2019. Maria Júlia Pereira, “Os Festivais de Cinema e a sua Organização: Estágio no Festival Caminhos do Cinema Português” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2019. Vanessa Fernandes, “In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2018. Ana Filipa Leandro, “Cinema e Memória Colectiva: German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2018. Ricardo Almeida, “O Realismo Mágico no Cinema: O Caso de Veit Helmer” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2017. Ana Lopes, “O Espaço Habitacional enquanto Retrato Psicológico da Personagem” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2017. André Avelino, “Jogos de Empatia: Criação de Empatia e Conexão com Outras Realidades através dos Videojogos” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2017. Cristina Lopes, “Sé7ima Memória: Ciclo de Cinema Sénior” (projecto). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2016. Jéssica Pestana, “Cinema e Pedagogia: Estágio no IndieLisboa” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2016. Marta Torres, “Queer Lisboa e o Novo Cinema Queer” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2016. Susana Figueira Henriques, “Queer Lisboa: Derek Jarman e a Estética Queer no Vídeo Musical” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2015. Denise Liege Fraga e Klock, “Estilo em Documentário: Análise dos Filmes 5 Broken Cameras (2011) e Iraq in Fragments (2006)” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2013. Angélica Bértolo, “Argumento Cinematográfico A Grande Falácia” (projecto). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2013. Pedro Niza, “Projecto Educativo no TAGV” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2013. Susana Serigado (co-orientador), “The Fountainhead Revisitado: De Chicago Tribune Tower a Pruitt-Igoe” (dissertação). Mestrado Integrado em Arquitectura. Escola Universitária Vasco da Gama.

Estudantes de 3.º Ciclo (Doutoramento)

2023. Jorane Castro, “Amazónia Audiovisual: Um Estudo sobre as Representatividades de Culturas Híbridas na Amazónia Contemporânea.” Doutoramento em Arte Contemporânea e em Estudos Africanos Portugueses, Brasileiros e Lusófonos. Universidade de Coimbra e Universidade Sorbonne.

2021. Dária Salgado (co-orientador), “Uma Poética da Paisagem: O Espiritual na Arte Contemporânea, Produção Artística e Fruição Estética.” Doutoramento em Arte Contemporânea. Universidade de Coimbra.

2019. Joanise Levy da Silva, “Fabular e Interpretar Imagens: o Clichê no Processo de Escrita Fílmica.” Doutoramento em Estudos Artísticos: Estudos Fílmicos e da Imagem e Programa de Pós-Graduação em Literatura. Universidade de Coimbra e Universidade de Brasília.

2019. Markus Carpenter, “Adapting Bradbury: A Cinema of Wonder and Warning” [“Adaptar Bradbury: Um Cinema de Espanto e Aviso”]. Doutoramento em Estudos Artísticos: Estudos Fílmicos e da Imagem. Universidade de Coimbra.

2018. Nuno Malheiro Lopes, “Sério Fernandes e a Escola que ‘Não Existe’: Contributo para uma Reflexão sobre a Escola do Porto.” Doutoramento em Estudos Artísticos: Estudos Fílmicos e da Imagem. Universidade de Coimbra.

Em curso. Júlia Vilhena Rodrigues, “Paisagens da Memória na Pequena África: O Filme-Ensaio e a Cidade como Palimpsesto.” Doutoramento em Estudos Artísticos: Estudos Fílmicos e da Imagem e Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura/Tecnologias da Comunicação e Estéticas. Universidade de Coimbra e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsa de Doutoramento SFRH/BD/04574/2020 da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Em curso. Luísa Neves Soares, “Autoria e Intimidade na Criação Artística Documental.” Doutoramento em Estudos Artísticos: Estudos Fílmicos e da Imagem. Universidade de Coimbra. Bolsa de Doutoramento SFRH/BD/122836/2016 da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Em curso. Miguel Mira, “Constructing Narratives for Cinematic Virtual Reality” [“Construir Narrativas para Realidade Virtual Cinematográfica”]. Doutoramento em Estudos Artísticos: Estudos Fílmicos e da Imagem e em Estudos dos Media. Universidade de Coimbra e Universidade de Leiden.

Em curso. Senyra Martins Cavalcanti, “Representações sobre os Indígenas no Cinema Brasileiro nos Anos 70.” Doutoramento em História, percurso de História Moderna e em História Social, Linha de Pesquisa: História, Cultura e Poder. Universidade de Coimbra e Universidade de São Paulo.

Em curso. Silvana Mariani, “Paisagem, Memória e Transcendência no Cinema de Patricio Guzmán.” Doutoramento em Estudos Artísticos: Estudos Fílmicos e da Imagem. Universidade de Coimbra.

Investigadores de Pós-Doutoramento

2023. Tatiana Moreira (co-orientador), “Paisagem Urbana, Arte de Rua e Ensino: Proposta de Aplicação Didática no Brasil e em Portugal.” Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.

2021. Lídia Mello, “O Cinema Político Brasileiro Contemporâneo Realizado por Mulheres.” Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.

Em curso. Éverton Kozenieski (co-supervisor), “Produção do Espaço, Teoria das Representações e Migrações: Revisão da Literatura, Análise Fílmica e Aprofundamentos Teórico-Práticos.” Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.