CV (Port.)


Actualizado a 20 Mar. 2017.

PDF

1. Identificação e Contactos
2. Educação
3. Cargos
4. Investigação
5. Ensino
6. Orientação
7. Participação em Júris Académicos
8. Outras Actividades Académicas
9. Bolsas
10. Afiliações
11. Comunicações
12. Publicações
13. Traduções
14. Presenças
15. Outras Actividades
16. Línguas
17. Referências


1. Identificação e Contactos


n. Lisboa, Portugal, 1977

Sítio electrónico: http://www.sdiasbranco.net

Endereço de correio electrónico pessoal: email@sdiasbranco.net

Endereço de correio electrónico profissional: sdiasbranco@fl.uc.pt

Endereço profissional:

Departamento de História, Arqueologia, e Artes
Faculdade de Letras
Universidade de Coimbra
Largo da Porta Férrea
3004-530 Coimbra
Portugal


2. Educação


2006-10. Doutoramento em Estudos Fílmicos: aceite sem correcções. Escola de Artes - Universidade de Kent. Grau atribuído em 18 Nov. 2011.
Tese: “Strung Pieces: On the Aesthetics of Television Fiction Series”.
Orientadores: Murray Smith e Steven Peacock (Universidade de Hertfordshire).
Examinadores: Jinhee Choi e Jason Jacobs (Universidade de Queensland).

2004-5. Mestrado (Curricular) em Estudos Fílmicos: distinção. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent.
Dissertação: “Melodies of the Visible: Diversity in Music Video”.
Orientador: Sarah Cardwell.
Examinadores: Sarah Cardwell e Steve Neale (Universidade de Exeter).

1995-2002. Licenciatura em Arquitectura. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.

2.1. Outra Educação

2007-8. Programa de Acreditação de Docente Associado. Unidade para o Melhoramento da Aprendizagem e do Ensino - Universidade de Kent.

2001. Poética do Último, Poética do Traço e Poética da Passagem. Museu de Arte Moderna de Sintra.

1999. Form Z. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.

1997-98. Temas para uma Introdução à Estética do Cinema. Sociedade Nacional de Belas-Artes.

1992-95. 10.º-12.º ano. Escola Secundária Padre Alberto Neto.

1989-92. 7.º-9.º ano. Colégio D. Filipa.

1984-89. 1.º-6.º ano. Externato Champagnat.


3. Cargos


2017-. Investigador Integrado do IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA.

2017-. Investigador Colaborador do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra.

2016-. Professor Auxiliar de Estudos Fílmicos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.

2015-16. Professor Associado Convidado de Estudos Fílmicos, tempo parcial. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.

2013-15. Investigador Integrado do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra.

2011-15. Professor Auxiliar Convidado de Estudos Fílmicos, tempo inteiro. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.

2011. Assistente Convidado de Estudos Fílmicos, tempo parcial. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade NOVA de Lisboa.

2010-13. Membro Integrado do Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade NOVA de Lisboa.

2010-11. Monitor Científico do projecto de investigação “Cinema e Filosofia: Mapa de um Encontro”. Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade NOVA de Lisboa.

2009-10. Membro Colaborador do Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade NOVA de Lisboa.

2008-9. Professor Auxiliar em Estudos Fílmicos, tempo parcial. Universidade de Kent.

2007-8. Assistente em Estudos Fílmicos, tempo parcial. Universidade de Kent.


4. Investigação


4.1. Interesses

Análise crítica de filmes, vídeos musicais, séries de televisão, e vídeos.

Estética e filosofia da imagem em movimento.

Estudos de televisão.

Filosofia da arte.

História do cinema.

Marxismo.

Stanley Cavell.

Teologia cristã.

Teoria do cinema.

4.2. Grupos e Projectos

2017-. Coordenador da linha Cinema: Teoria/Prática. CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra.

2009-13. Investigador do projecto “Cinema e Filosofia: Mapa de um Encontro”, coord. João Mário Grilo. Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade NOVA de Lisboa.

2008-. Investigador do grupo The Magnifying Class, coord. Andrew Klevan. Universidade de Oxford.


5. Ensino


5.1. 1.º Ciclo (Licenciatura)

2017. História e Estética do Cinema II. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2017. Seminário de Estudos Artísticos: Cinema. Seminários. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2016. História e Estética do Cinema I. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2016. Iniciação às Artes. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Nov. a Dez.

2016. Introdução aos Estudos Fílmicos. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2016. História e Estética do Cinema II. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2015. Arte e Multimédia. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2015. História e Estética do Cinema I. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2015. Iniciação às Artes. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Nov. a Dez.

2015. Introdução aos Estudos Fílmicos. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2015. Crítica Cinematográfica. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Jun.

2015. História e Estética do Cinema III. Lições. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Jun.

2015. História e Estética do Cinema I. Lições. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Jun.

2014. Construção da Imagem Fílmica. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2014. História e Estética do Cinema II. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2014. Crítica Cinematográfica. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2014. História e Estética do Cinema III. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2014. História e Estética do Cinema I. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2013. Arte e Televisão. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2013. Construção da Imagem Fílmica. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2013. História e Estética do Cinema II. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2013. Crítica Cinematográfica. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2013. História e Estética do Cinema I. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2013. História e Estética do Cinema III. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2012. Análise de Filmes. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2012. Arte e Televisão. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2012. Construção da Imagem Fílmica. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2012. História e Estética do Cinema II. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2012. Crítica Cinematográfica. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Jun.

2012. História e Estética do Cinema I. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Jun.

2012. História e Estética do Cinema III. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Jun.

2012. Seminário de Estudos Artísticos: Cinema. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Jun.

2011. História e Estética do Cinema II. Lições. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2011. Filmologia. Lições. Curso de Ciências da Comunicação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade NOVA de Lisboa, Fev. a Maio.

2011. Programação Cinematográfica. Assistência às aulas. Curso de Ciências da Comunicação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade NOVA de Lisboa, Fev. a Maio.

2011. Seminário de Estudos Artísticos: Cinema. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Mar. a Jun.

2010. Filmologia. Assistência às aulas e algumas lições. Curso de Ciências da Comunicação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade NOVA de Lisboa, Set. a Dez.

2009. Dissertação em Estudos Fílmicos. Regência da cadeira e orientação. Curso de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, Jan. a Maio.

2009. Introdução ao Cinema Narrativo I: Cinema Americano. Seminários. Curso de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, Jan. a Maio.

2008. Dissertação em Estudos Fílmicos. Regência da cadeira e orientação. Curso de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, Set. a Dez.

2008. Dissertação em Estudos Fílmicos. Orientação. Curso de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, Jan. a Maio.

2008. Introdução ao Cinema Narrativo II: Cinema do Mundo. Seminários. Curso de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, Jan. a Maio.

2007. Dissertação em Estudos Fílmicos. Orientação. Curso de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, Set. a Dez.

2007. Introdução ao Cinema Narrativo I: Cinema Americano. Seminários. Curso de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, Set. a Dez.

2007. Introdução ao Cinema Narrativo II: Cinema do Mundo. Seminários. Curso de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, Jan. a Maio.

2007. Introdução aos Estudos Televisivos. Seminários. Curso de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, Jan. a Maio.

5.2. 2.º Ciclo (Mestrado)

2017. Teoria do Cinema. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2016. Cinema e Outras Artes. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2015-16. Teoria do Cinema. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. 2015 a Jan. 2016.

2015. Géneros Cinematográficos. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2014. Cinema e Outras Artes. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2013. Cinema e Outras Artes. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Fev. a Maio.

2013. Cinema e Outras Artes. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.

2011. Cinema e Outras Artes. Seminários. Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Set. a Dez.


6. Orientação


6.1. 1.º Ciclo (Licenciatura)

2007-9. Vários estudantes para Dissertação em Estudos Fílmicos. Universidade de Kent.

2016. Rafael Marques, na Easy Live on Web. Estágio extra-curricular. Universidade de Coimbra.

6.2. 2.º Ciclo (Mestrado)

2015. Denise Liege Fraga e Klock, “Estilo em Documentário: Análise dos Filmes 5 Broken Cameras (2011) e Iraq in Fragments (2006)”. Dissertação. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2013. Angélica Bértolo, “Argumento Cinematográfico ‘A Grande Falácia’”. Relatório de Projecto. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2013. Pedro Niza, “Projecto Educativo no TAGV”. Relatório de Estágio. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

2013. Susana Serigado (como segundo orientador), orientada por Pedro Costa, “The Fountainhead Revisitado: De Chicago Tribune Tower a Pruitt-Igoe”. Dissertação. Mestrado em Arquitectura. Escola Universitária Vasco da Gama.

Paulo Vasconcelos, co-orientado por Paulo Estudante, “A Música de Giuseppe Becce para o Cinema Mudo”. Dissertação. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra.

6.3. 3.º Ciclo (Doutoramento)

Dária Salgado, “A Poética da Paisagem: Espiritualidade como Resultado de uma Fruição Estética Veiculada pela Relação do Indivíduo com o Espaço, o Tempo e as Memórias”. Doutoramento em Arte Contemporânea. Universidade de Coimbra.

Joanise Levy da Silva, “Os Clichês e a Fabulação de Imagens Fílmicas”. Doutoramento em Estudos Artísticos, especialidade de Estudos Fílmicos e da Imagem. Universidade de Coimbra.

Markus Carpenter, “Adapting Bradbury: A Cinema of Wonder and Warning”. Doutoramento em Línguas e Literaturas Modernas, especialidade de Cultura Americana. Universidade de Coimbra.

Nuno Lopes, “Sério Fernandes e a Escola que ‘Não Existe’: Contributo para uma Reflexão sobre a Escola do Porto”. Doutoramento em Estudos Artísticos, especialidade de Estudos Fílmicos e da Imagem. Universidade de Coimbra.

Salomé Lamas, “Problems of Translation and Critique on Documentary Cinema”. Doutoramento em Arte Contemporânea. Universidade de Coimbra.


7. Participação em Júris Académicos


7.1. 2.º Ciclo (Mestrado)

2017. Ana Teresa Leal, orientada por João Maria André e Maria Dalila Rodrigues, “Os Museus de Arte na Era da Revolução Digital: Considerações sobre os Processos de Mediação, Educação e Espectáculo” (como presidente). Dissertação. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 16 Fev.

2017. Gonçalo Oliveira de Mara, orientada por Maria Irene Aparício, “Tornar o Cinema Vísivel: A Prática da Programação Cinematográfica” (como arguente). Dissertação. Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade NOVA de Lisboa, 13 Fev.

2017. Vanessa Ribeiro, orientada por Maria Irene Aparício, “Documentário, Espaço Selvagem da Experimentação” (como arguente). Relatório de estágio. Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade NOVA de Lisboa, 13 Fev.

2017. Mariana Feteira Parracho, orientada por Susana Lobo e Luís Urbano (UP), “A Melancolia na Arquitetura a partir do Cinema Português” (como arguente). Dissertação. Mestrado Integrado em Arquitectura. Universidade de Coimbra, 2 Fev.

2016. Fernando Duarte de Oliveira, orientado por Paulo Estudante, “Consciência Histórica ou Tradição?: O ‘Estilo Antigo’ em Edições Históricas Publicadas entre 1750 e 1850” (como presidente). Dissertação. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 27 Out.

2016. Susana Figueira Henriques, orientado por Sérgio Dias Branco, “Queer Lisboa: Derek Jarman e a Estética Queer no Vídeo Musical”. Relatório de Estágio. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 26 Out.

2016. Jéssica Pestana, orientado por Sérgio Dias Branco, “Cinema e Pedagogia: Estágio no IndieLisboa”. Relatório de Estágio. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 26 Out.

2016. Marta Torres, orientado por Sérgio Dias Branco, “Queer Lisboa e o Novo Cinema Queer”. Relatório de Estágio. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 26 Out.

2016. Rúben Gaspar Gomes, orientado por Osvaldo Silvestre, “Agora Não: Argumento Cinematográfico Original” (como presidente). Relatório de Projecto. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 25 Out.

2016. Raphael Diego de Mesquita, orientado por Paulo Estudante, “O Mercado da Música Urbana em Portugal: Estudo de Caso ‘Music in My Soul’” (como presidente). Relatório de Estágio. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 24 Out.

2016. Filipe Bento de Araújo, orientado por José Abreu, co-orientado por Paulo Estudante, “Estudo e Edição Crítica dos Responsórios Polifónicos de Quinta-Feira Santa Presentes em Dois Manuscritos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra” (como presidente). Dissertação. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 25 Fev.

2016. Cláudia Morais, orientada por João Maria André, co-orientada por Fernando Matos de Oliveira, “Teatro, Cultura e Educação: Relatório de Estágio nos Serviços de Produção e na Área de Projecto Educativo do Teatro Académico de Gil Vicente” (como presidente). Relatório de Estágio. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 26 Jan.

2015. Denise Liege Fraga e Klock, orientada por Sérgio Dias Branco, “Estilo em Documentário: Análise dos Filmes 5 Broken Cameras (2011) e Iraq in Fragments (2006)”. Dissertação. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 30 Out.

2015. Ana Eduarda Barbosa, orientada por Fernando Matos de Oliveira, “Produção Cultural e Programação Cinematográfica no Teatro Académico de Gil Vicente” (como presidente). Relatório de Estágio. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 27 Out.

2015. Pedro Valentim, orientado por Abílio Hernandez, “Da Desavergonhada Forma das Coisas: Uma Digressão Flanada Através da Forma e do Discurso duma Constelação de Corpos Cinematográficos” (como arguente). Dissertação. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 19 Out.

2015. Samanta Almeida, orientada por Fernando Matos de Oliveira, “Produção e Programação no TAGV: Uma Proposta para o Dia Mundial da Música” (como presidente). Relatório de Estágio. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 13 Out.

2015. José Filipe Pereira, orientado por João Maria André, “A Performance como Ritual — da Arte como Veículo de Jerzy Grotowski ao Theyyam do Norte Malabar” (como presidente). Dissertação. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 12 Out.

2014. Ricardo Batista, orientado por João Ferreira, “Os Bastidores em Directo” (como arguente). Relatório de Estágio. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 28 Out.

2013. Angélica Bértolo, orientada por Sérgio Dias Branco, “Argumento Cinematográfico ‘A Grande Falácia’”. Relatório de Projecto. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 29 Out.

2013. Pedro Niza, orientado por Sérgio Dias Branco, “Projecto Educativo no TAGV”. Relatório de Estágio. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 16 Jul.

2013. Susana Serigado, orientada por Pedro Costa, secundado por Sérgio Dias Branco, “The Fountainhead Revisitado: De Chicago Tribune Tower a Pruitt-Igoe”. Dissertação. Mestrado em Arquitectura. Escola Universitária Vasco da Gama, 24 Jan.

2012. Raquel Casqueira, orientada por Bárbara Vallera, “Live the Dream or Die Trying: Live. Dream. Believe.” (como arguente). Relatório de Projecto. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 3 Fev.

2012. Débora Pinto de Carvalho, orientada por Abílio Hernandez Cardoso, “Fatal, Cativa e Independente: A Mulher no Film Noir” (como arguente). Dissertação. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 18 Jan.

2011. Luís Carlos Pereira Esteves, orientado por Fausto Crucinho e Elizeu Ewald (Universidade Gama Filho), “Relatório do Projecto do Filme Entre Macacos e Anjos” (como arguente). Relatório de Projecto. Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 22 Set.


7.2. 3.º Ciclo (Doutoramento)

2016. Dária Salgado, orientada por Sérgio Dias Branco, co-orientada por José Maçãs de Carvalho, projecto de tese “A Poética da Paisagem: A espiritualidade como resultado de uma fruição estética veiculada pela relação do indivíduo com o espaço, o tempo e as memórias”. Doutoramento em Arte Contemporânea. Universidade de Coimbra, 15 Jul.

2015. Susana Nascimento Duarte, orientada por João Mário Grilo, “O Figural no Cinema Contemporâneo: Articulações e Disjunções do Visível e do Dizível” (como arguente). Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade de Cinema e Televisão. Universidade NOVA de Lisboa, 13 Jul.

2014. Marta Pinho Alves, orientada por José Luís Garcia, “Cinema 2.0: Modalidades de Produção Cinematográfica do Tempo do Digital” (como arguente). Doutoramento em Sociologia, especialidade Cultura, Comunicação e Estilos de Vida. Universidade de Lisboa, 1 Jul.

2013. Fausto Cruchinho, orientada por António Pedro Pita, “Roberto Rossellini: A ‘Televisão de Autor’”. Doutoramento em Estudos Artísticos, especialidade Estudos Fílmicos e da Imagem. Universidade de Coimbra, 3 Abr.

2013. Liliana Navarra, orientada por Paulo Filipe Monteiro, “João César Monteiro entre Antropologia e Ficção” (como arguente). Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade de Cinema e Televisão. Universidade NOVA de Lisboa, 6 Nov.

2013. Maria do Carmo Piçarra, orientada por João Mário Grilo, “Azuis Ultramarinos: Propaganda Colonial nas Actualidades Filmadas do Estado Novo e Censura a Três Filmes de Autor”. Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade de Cinema e Televisão. Universidade NOVA de Lisboa, 31 Jan.

2012. Diogo Morato, orientado por António Lousa, co-orientado por Abílio Hernandez Cardoso, projecto de tese “Learning from Cinema: Da Cidade e da Explosão do Espaço no Séc. XX” (como arguente). Doutoramento em Arquitectura. Universidade de Coimbra, 3 Fev.


8. Outras Actividades Académicas


2016. Moderador do primeiro painel da tarde da Sala Jimmy Murakami. AVANCA | CINEMA 2016: Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação. Avanca, 28 Jul.

2016. Moderador do painel “Fotografia, Cinema e o Dispositivo”. VI Encontro Anual da AIM. Universidade Católica Portuguesa, Porto, 6 Maio.

2015. Moderador do painel “Estudos Fílmicos 2”. 9.º Congresso da SOPCOM. Universidade de Coimbra, 14 Nov.

2015. Moderador do painel “Do Arquivo ao Cinema Documentário”. I Encontro de Cultura Visual, “A Partilha do Visível: Políticas do Olhar”, org. GT Cultura Visual/SOPCOM. Universidade de Coimbra, 11 Nov.

2015. Moderador do segundo painel da tarde da Sala Jimmy Murakami. AVANCA | CINEMA 2015: Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação. Avanca, 24 Jul.

2015. Moderador do painel “Géneros Cinematográficos”. V Encontro Anual da AIM. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 22 Maio.

2014. Moderador da Sessão II. Simpósio “A Fusão das Artes no Cinema”, org. Caminhos do Cinema Português. Universidade de Coimbra, 21 Nov.

2014. Moderador do primeiro painel da tarde da Sala Jimmy Murakami. AVANCA | CINEMA 2014: Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação. Avanca, 25 Jul.

2014. Participante no seminário de investigação “The Magnifying Class #14” sobre On Dangerous Ground (Cega Paixão, 1951). Universidade de Oxford, 24 Maio.

2014. Moderador do painel “Cinema e Filosofia (I)”. IV Encontro Anual da AIM. Universidade da Beira Interior, 15 Maio.

2013-. Membro do Conselho Científico. SERIES: International Journal of TV Serial Narratives. Universidade Politécnica de Valência/Universidade de Bolonha. http://series.unibo.it.

2013. Moderador do painel “Cinema/Filosofia (II)”. III Encontro Anual da AIM. Universidade de Coimbra, 10 Maio.

2013. Moderador do painel “O Corpo Filmado”. III Encontro Anual da AIM. Universidade de Coimbra, 9 Maio.

2013. Participante no seminário de investigação “The Magnifying Class #11” sobre Mies vailla menneisyyttä (O Homem Sem Passado, 2002). Universidade de Oxford, 15 Mar.

2013. Apresentador do seminário de investigação sobre o tópico “O Cinemático”. Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade NOVA de Lisboa, 16 Jan.

2012. Participante no seminário de investigação “The Magnifying Class #1o” sobre Zangiku monogatari (Contos dos Crisântemos Tardios, 1939). Universidade de Oxford, 5 Out.

2012. Apresentador do seminário de investigação sobre “What Is Cinema?” de Noël Carroll. Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade NOVA de Lisboa, 17 Jul.

2012. Moderador do painel “Spirituality in Film and Video Art”. Time Networks: Screen Media and Memory, conferência NECS 2012. Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Coimbra, Lisboa, 23 Jun.

2012. Apresentação da oradora principal Elizabeth Cowie. Time Networks: Screen Media and Memory, conferência NECS 2012. Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Coimbra, Lisboa, 22 Jun.

2012. Moderador do painel “Political Views on Screen”. Time Networks: Screen Media and Memory, conferência NECS 2012. Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Coimbra, Lisboa, 22 Jun.

2012. Moderador do painel “Classical and New Hollywood”. Time Networks: Screen Media and Memory, conferência NECS 2012. Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Coimbra, Lisboa, 22 Jun.

2012. Moderador do painel “Teoria do Cinema (III)”. II Encontro Anual da AIM. Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 11 Maio.

2011-. Consultor na área de cinema. Teatro Académico de Gil Vicente.

2011. Participante no seminário de investigação “The Magnifying Class #8” sobre Ordet (1955). Universidade de Oxford, 10 Fev.

2010. Participante no seminário de investigação “The Magnifying Class #7” sobre Sanxia haoren (Still Life: Natureza Morta, 2006). Universidade de Oxford, 5 Mar.

2009. Participante no seminário de investigação “The Magnifying Class #6” sobre Trafic (Sim, Sr. Hulot, 1971). Universidade de Oxford, 3 Dez.

2009. Participante no seminário de investigação “The Magnifying Class #5” sobre Elephant (Elefante, 2003). Universidade de Oxford, 18 Jun.

2009. Participante no seminário de investigação “The Magnifying Class #4” sobre The Little Foxes (Raposa Matreira, 1941). Universidade de Oxford, 12 Mar.

2008. Participante no seminário de investigação “The Magnifying Class #3” sobre Charulata (1964). Universidade de Oxford, 5 Dez.

2002. Estagiário. Secção de Teoria e Criticismo da Arquitectura, Departamento de História e Fenomenologia da Arquitectura. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.

8.1. Administração e Gestão

2014-. Membro da Direcção da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.

2013-. Coordenador dos Programas de Mobilidade, Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.

2013-. Membro do Conselho Científico do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra.

2013-15. Membro da Comissão Científica do Departmento de História, Arqueologia e Artes. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.

2012-. Responsável pela Casa das Caldeiras. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.

2011-. Coordenador dos Estudos Fílmicos e da Imagem, Curso de Estudos Artísticos. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra.

2007-9. Representante dos professores a tempo parcial, Conselho de Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent.

8.2. Programação Cinematográfica

2017. Co-programador do 2.º Ciclo sobre Colonialismos, “O Direito do Mais Forte à Liberdade”, org. Centro de Estudos Sociais (CES)/Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), e Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Casa das Caldeiras, 23 Fev. a 25 Maio.

2016. Programador do ciclo “O Cinema ao Espelho”. Teatro Esther de Carvalho, 23 Jan., 27 Fev., e 25 Mar.

2014-15. Co-programador com João Marujo e José Manuel Pureza de “Vivências Cristãs, Caminhos Cruzados”, org. TEAR e Comunidade de Acolhimento Cristão João XXIII. Instituto Universitário Justiça e Paz, 18 Dez. a 14 Maio.

2013-. Membro do grupo de trabalho para o “CineAvante!”, Festa do Avante!, org. Partido Comunista Português. Quinta da Atalaia, Seixal.

2013. Programador do ciclo “O Lugar das Coisas Antigas e Esquecidas”, org. Fila K Cineclube. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, 4 a 25 Jun.

2012-. Programador das Sessões do Carvão, org. Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), com apoio do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Casa das Caldeiras.
Ciclos em 2016-17: “O Cinema Olha a Música”, “Abundância e Violência: A América Contemporânea Vista por Wim Wenders”, “Jan Troell: A Memória das Vidas”.
Ciclos em 2015-16: “Harmony Korine: América Delirante”, “Cinema da Palestina: Terra e Liberdade”, “Curtas de Luis Buñuel”, “Dois Lugares, Dois Olhares” (em colaboração parcial com a Apordoc), “Jean Eustache: Existência Brumosa”, “Charles Burnett: O Liame do Solo” (em colaboração com a Secção de Estudos Anglo-Americanos da FLUC), “Terra Quente: Retrospectiva do Cinema Africano”, “Kaiju: Cinema, Guerras e o Imaginário Japonês” (programado por estudantes do 1.º ciclo de Estudos Artísticos).
Ciclos em 2014-15: “Mundo Sur/real”, “Larisa Shepitko: Comoções do Humano” (em colaboração com o Centro de Estudos Russos da Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra), “Terror Contemporâneo”, “(Re)Acção: Química e Cinema” (em colaboração com o Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade de Coimbra), “Juan Pablo Rebella: Melancólicas Comédias”, “Antes e Depois de Abril”, “Película: Latin’ América” (programado por estudantes do 1.º ciclo de Estudos Artísticos).
Ciclos em 2013-14: “Charles Laughton nos Dois Lados da Câmara”, “Sembène Ousmane: Cineasta Africano, Artista Político”, “Bill Douglas: Imagens Palpitantes”, “Comunidade e Consciência Ecológica” (em colaboração com a Coimbra em Transição), “F. W. Murnau: O Real Fantástico”, “John Cassavetes: Expressões do Quotidiano”, “Cinema e Espiritualidade” (em colaboração com o Instituto Universitário Justiça e Paz), “Peter Watkins: O Factual Dramático”, “Filmes Revolucionários de Abril” (em colaboração com A Escola da Noite, Fila K Cineclube, e Prisma), “Caixa Negra” (programado por estudantes do 1.º ciclo de Estudos Artísticos).
Ciclos em 2012-13: “Tresloucadas Comédias Clássicas”, “Julián Hernández: Paisagens da Intimidade” (em colaboração com o Queer Lisboa), “Portugal, Entre o Documento e a Ficção”, “Shakespeare no Cinema” (em colaboração com o Centro de Dramaturgia Contemporânea do TAGV), “Zhang-ke Jia: Retratos da China Moderna”, “Homenagem aos Cineclubes” (em colaboração com o Fila K Cineclube), “Cryptomeria Japonica” (programado por estudantes do 1.º ciclo de Estudos Artísticos), “Jean Vigo: Intrépida Poesia”, “Patricio Guzmán: A Textura da Memória”, “Conquistas da Liberdade”, “Pier Paolo Pasolini: A Heresia do Cinema”.
Ciclos em 2012: “Fritz Lang: Medo, Poder, e Justiça”, “Adaptações de João Botelho”, “Reflexões Socialistas”, “Não Esperes! Aprende, Faz, Realiza(te)!” (programado por estudantes do 1.º ciclo de Estudos Artísticos), “Documentários: Registos Meditativos”, “Descobrir o Irão”.

2012. Programador do filme Francesco, giullare di Dio (O Santo dos Probrezinhos, 1950). Ciclo “As Minhas Escolhas”, org. Fila K Cineclube. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, 17 Jan.

2011. Programador do ciclo “O Cinema Vai ao Teatro”. Teatro Académico de Gil Vicente, 26 a 29 Set.

8.3. Organização de Reuniões Científicas

2017. Membro da Comissão Científica de Variações sobre António: Um Colóquio em Torno de António Variações. Universidade de Coimbra, 7 a 8 Dez.

2017. Membro da Comissão Científica das X Jornadas de Cinema em Português. Universidade da Beira Interior, 15 a 17 Maio.

2016. Membro da Comissão Científica do III Simpósio “A Fusão das Artes no Cinema”, org. Caminhos do Cinema Português. Universidade Aberta, Coimbra, 24 a 26 Nov.

2016. Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora do VI Encontro Anual da AIM. Universidade Católica Portuguesa, Porto, 4 a 7 Maio.

2015. Membro da Comissão Científica do II Simpósio “A Fusão das Artes no Cinema”, org. Caminhos do Cinema Português. Universidade Aberta, Coimbra, 3 a 5 Dez.

2015. Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora do V Encontro Anual da AIM. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 21 a 23 Maio.

2014. Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora do IV Encontro Anual da AIM. Universidade da Beira Interior, 15 a 17 Maio.

2013. Membro da Comissão Organizadora do III Encontro Anual da AIM. Universidade de Coimbra, 9 a 11 Maio.

2013. Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora de Narrativas da Paisagem: O Olhar da Geografia, do Cinema e da Literatura. Universidade de Coimbra, 20 a 21 Fev.

2012. Co-organizador com Paulo Granja e Susana Viegas de Time Networks: Screen Media and Memory, conferência NECS 2012. Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Coimbra, Lisboa, 21 a 23 Jun.

2010. Organizador dos Seminários em Volta de D. N. Rodowick. Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade NOVA de Lisboa, Mar. a Maio.

2010. Apresentador do seminário de investigação “A Vida Virtual do Filme”. Seminários em Volta de D. N. Rodowick. Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade NOVA de Lisboa, 27 Abr. 2002.

2002. Colaborador na organização. Conferência Nas Margens da Arquitectura. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.

2002. Organizador e apresentador. Ciclo de projecções e debates Os Sentidos da Cidade. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa e Fnac Colombo.

8.4. Arbitragem Científica

Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.

Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento. Universidade NOVA de Lisboa.

CITARJ: Revista de Ciência e Tecnologia das Artes.

Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho.

Critical Studies in Television.

Imprensa da Universidade de Coimbra.

MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura. Universidade de Coimbra.

Revista Portuguesa de História. Universidade de Coimbra.

Revista Tempo. Universidade Federal Fluminense.

SERIES: International Journal of TV Serial Narratives. Universidade Politécnica de Valência/Universidade de Bolonha.


9. Bolsas


2010-11. Bolsa de Investigação. Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade NOVA de Lisboa.

2006-9. Bolsa de Doutoramento. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent.


10. Afiliações


2014-. Associação de Amizade Portugal-Cuba.

2011-. AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.

2011-. NECS - European Network for Film and Media Scholars.

2009-. ESA - European Society for Aesthetics.

2009-. SCMS - Society for Cinema & Media Studies.


11. Comunicações

11.1. Aceites

2017. “Uma Prática Decisiva: A Crítica de Cinema e a Questão do Valor”. VII Encontro Anual da AIM, org. Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Universidade do Minho, Braga, Maio.

2017. “Divinely Human: Robert Bresson’s Spiritual Reflections”. The Place of Religion in Film, org. Centro de Humanidades e Departamento de Religião - Colégio de Artes e Ciências. Universidade de Syracuse, 31 Mar.

2016. “O Urbano e o Doméstico: Os Espaços do Film Noir Americano”. Conferência Internacional sobre Espaço e Cinema, org. Centro de Estudos Comparatistas (CEC). Universidade de Lisboa, 28 Nov.

2016. “Vídeos Musicais e Planos Longos”. O Cinema e as Outras Artes, org. Labcom.IFP - Comunicação, Filosofia, Humanidades. Universidade da Beira Interior, 30 Set.

2016. “Ajustar a Atenção: Sobre o Estudo Detalhado de Obras Cinematográficas”. VI Encontro Anual da AIM, org. Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Porto, 6 Maio.

2015. “Glauber Rocha: Fome, Sonho, Estética”. I Encontro de Cultura Visual, “A Partilha do Visível: Políticas do Olhar”, org. GT Cultura Visual/Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Universidade de Coimbra, 11 Nov.

2015. “A Identidade como Facto Colectivo em Palombella rossa”. AVANCA | CINEMA 2015: Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação, org. Cineclube de Avanca. Avanca, 25 Jul.

2015. “Evaluating and Valuing in Film Criticism”. Film-Philosophy Conference 2015: The Evaluation of Form, org. Film-Philosophy, dir. Andrew Klevan. Universidade de Oxford, 20 Jul.

2015. “O Cinema como Ética”. V Encontro Anual da AIM, org. Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) e Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), 23 Maio.

2014. “Frei Betto em Cuba”. Congresso Internacional “Os Dominicanos no Mundo Luso Hispânico”, org. Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), Centro de História de Além-Mar (CHAM), Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), Centro de Estudos em Ciências das Religiões (CECR), Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), e Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP). Sociedade de Geografia de Lisboa, 24 Jul.

2014. “Comunidades do Cinema”. IV Encontro Anual da AIM, org. Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) e Labcom.IFP - Comunicação, Filosofia, Humanidades. Universidade da Beira Interior, 15 Maio.

2013. “Movimentos do Ver e do Escutar: Uma Hipótese Marxista na Estética do Cinema”. II Congresso Internacional Karl Marx, org. Instituto de História Contemporânea (IHC). Universidade NOVA de Lisboa, 26 Out.

2013. “Darkened Spaces: The Urban and the Domestic in American Film Noir”. Inter[sections]: A Conference on Architecture, City and Cinema, org. Faculdade de Arquitectura. Universidade do Porto, 13 Set.

2013. “Vídeos Musicais e Figuras Abstractas”. III Encontro Anual da AIM, org. Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Universidade de Coimbra, 11 Maio.

2013. “The Terror of Control: Surveillance and Imperialism in Homeland”. Images of Terror, Narratives of (In)security: Literary, Artistic and Cultural Responses, org. Centro de Estudos Comparatistas (CEC). Universidade de Lisboa, 24 Abr.

2012. “Permanecer no Amor: A Arte e Teologia de Des hommes et des dieux”. Mosteiros Cistercienses: Passado, Presente, Futuro. Alcobaça, 15 Jun.

2012. “‘Estejamos Atentos!’: Notas sobre o Cinematógrafo como Reflexões Espirituais”. II Encontro Anual da AIM, org. Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) e Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC). Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Lisboa, 10 Maio.

2012. “Screened Signs of Grace: André Bazin’s ‘Cinema and Theology’ and the Sacramental Facet of Film”. Spirituality in the 21st Century: At the Interface of Theory, Praxis and Pedagogy, org. Inter-Disciplinary.Net. Prague, 23 Mar.

2011. “A Cinema Inhabited by the Angel of History: On Roberto Rossellini’s Paisà”. (Post-)Conflict Cinema: Remembering Out-breaks and In-tensions, org. Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC). Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Lisboa, 6 Dez.

2011. “Music Videos and Non-Musical Sounds”. Music and the Moving Image VI. Universidade de Nova Iorque (NYU), 22 Maio.

2011. “Pensar o Cinema Através dos Filmes: A Filosofia do Cinema de Stanley Cavell”, org. Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) e Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). I Encontro Anual da AIM. Universidade do Algarve, 6 Maio.

2010. “On Essentialism: Thoughts Between Nöel Carroll and Stanley Cavell”. Film-Philosophy III, org. Film-Philosophy. Universidade de Warwick, 16 Jul.

2009. “Televisual Works”. “Screen” Conference 2009. Universidade de Glasgow, 4 Jul.

2009. “Super Style: Heroes and Television Aesthetics”. The Politics of Super-Heroes: Renegotiating the Super-Hero in Post-9/11 Cinema. Universidade Yale, 31 Jan.

2008. “Borrowed Sounds, Appropriated Images: Music Videos and Found Footage”. Cultural Borrowings: A Study Day on Appropriation, Reworking and Transformation. Universidade de Nottingham, 19 Mar.

2008. “Laughing in Friendship: The Intimate Ensemble Comedy of Friends”. Playing for Laughs: On Comedy in Performance. Universidade De Montfort, 9 Fev.

2007. “Labyrinths of the Self: Different Characters, Identical Bodies in Battlestar Galactica”. BSG 2007: The Politics, Poetics and Philosophy of “Battlestar Galactica”. Universidade Nova de Buckinghamshire, 28 Jul.

2007. “Being Her/She in ‘Who Are You?’”. It’s the End of the World. Again?!?: Why Buffy Still Matters. Universidade da Carolina do Norte em Greensboro, 16 Mar.

11.2. Convidadas

2017. “A Mais Importante das Artes: A Revolução de Outubro e a Produção Cinematográfica”. O Ano de 1917, org. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Universidade de Coimbra, 18 Out.

2017. “O Mundo Digital”. Plano Nacional de Cinema. Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra, 27 Jan.

2016. “Observing the Unobserved: Thinking Through Sensory Cinema with Walter Benjamin”. “Forum do Real: On Sensory Cinema”, org. Porto/Post/Doc e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Porto/Post/Doc, Porto, 2 Dez.

2016. “Ars Gratia Artis?: O Lúdico e o Lúcido no Cinema”. XIX Jornadas Históricas: “Homo Sapiens, Homo Ludens”, org. Câmara Municipal de Seia, Centro de História da Sociedade e da Cultura - Universidade de Coimbra (CHSC-UC), e Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Centro-Oeste. Seia, 11 Nov.

2016. “Os Sons Não-Musicais dos Telediscos”. Festival Guimarães Cinema Som. Centro Internacional das Artes José de Guimarães/Plataforma das Artes e da Criatividade, 12 Out.

2016. “O Ecrã-Mosaico”. Jornadas de Maio: “Imagens da Imagem”, org. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Universidade de Coimbra, 1 Jun.

2016. “O Rosto da Técnica: Walter Benjamin e a Arte Fotográfica”. VII Jornadas de Filosofia: “A Filosofia e as Artes”, org. Núcleo de Estudantes de Filosofia da Universidade do Minho (NEFILUM). Universidade do Minho, 29 Abr.

2015. “A Noite da Imagem: Migração e Distracção no Cinema de David Lynch”. “Ciclo de Conversas ‘O Estado da Arte’: Campo Expandido das Imagens e da Arte”, Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, org. Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), Câmara Municipal de Coimbra (CMC), e Universidade de Coimbra (UC). Círculo Sereia - Casa Municipal da Cultura, 28 Nov.

2015. “Visualizar a Inferência: Motivos de Imagem nos Policiais Processuais da CBS”. 2.ª Conferência “Televisão e Novos Meios”, org. LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia, Humanidades. Universidade da Beira Interior, 17 Nov.

2015. “Nem Luz Pura, Nem Sombra: Nostalgia de la luz como Documentário Poético Politizado”. Colóquio Interdisciplinar “Visões da Luz”, org. Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) e Ano Internacional da Luz 2015 (AIL2015). Universidade de Coimbra, 3 Out.

2015. “Um Mundo Completo Sem Nós, Presente para Nós: Stanley Cavell e o Pensamento Materialista do Cinema”. Seminário de Filosofia do Cinema. Universidade da Beira Interior, 16 Abr.

2014. “From Us to Us: Um Adeus Português in 1980’s Portugal”. Memories of Change: Cinema and Culture in Portugal After the Carnation Revolution, org. CD25A-UC e UCL. University College London - Universidade de Londres, 8 Dez.

2014. “As Imagens Ressonantes: A Escrita Fílmica de Marguerite Duras”. Simpósio “A Fusão das Artes no Cinema”, org. Caminhos do Cinema Português. Universidade de Coimbra, 21 Nov.

2014. “A Arte como Trabalho ou O Trabalho como Arte”. II Congresso Internacional Marx em Maio, org. Grupo de Estudos Marxistas (GEM). Universidade de Lisboa, 9 Maio.

2014. “Imagens Digitadas: Produção e Estética do Cinema Digital”. Paisagens Neurológicas 2. Universidade de Coimbra, 2 Maio.

2014. “A Memória Resistente da Guerra no Cinema Vietnamita”. Semanário Permanente “Conflitos e Memórias de Guerra”. Universidade de Coimbra, 1 Abr.

2014. “Fotografar, Filmar, Escrever”. Al Berto: O Último Habitante, org. Alma Azul e Casa da Esquina. Casa da Esquina, 21 Mar.

2014. “A Imaginação Orante de Catarina de Sena”. Casa de S. José das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Aveiro, 18 Jan. Casa de Santa Joana Princesa das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Lisboa, 22 Fev.

2013. “Espaço, Tempo e Gesto na Comédia de Situação Americana Clássica”. Programa de Doutoramento em Estudos Americanos. Universidade de Coimbra, 1 Nov.

2012. “As Exigências do Evangelho: Gustavo Gutiérrez e a Dimensão Política da Teologia”. Religião: Diálogo, Política, Preconceito. Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, 14 Dez.

2012. “Alta (In)definição: Entre Nós e as Imagens Digitais”. Universidade de Verão. Universidade de Coimbra, 27 Jul.

2012. “A Cidade das Imagens”. Workshop: CutCity 2012, org. Departamento de Arquitectura (D’Arq) e Laboratório de Arquitectura – Centro de Estudos (LabART). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 27 Fev.

2011. “Prescrições e Descobertas: A Especificidade do Meio Cinemático Segundo Berys Gaut”. XIII Colóquio de Outono, org. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM). Universidade do Minho, 17 Nov.

2010. “Entre a Desordem: Balagan como Mapa Intersticial de Identidades e Histórias”. 1.º Colóquio da Primavera: Literatura, Espaço, Cartografias. Universidade de Coimbra, 7 Maio.

2009. “Each Voice: Internal Variation in Grey’s Anatomy”. Graduate Student Presentations. Universidade de Kent, 27 Maio.

2009. “Compreensões do Cinema: Funções da Linguagem Analítica e Crítica”. Universidade NOVA de Lisboa, 20 Maio. Universidade do Minho, 21 Maio.

2008. “Cowboys no Espaço: Convergências de Géneros em Firefly e Serenity”. Fórum Fantástico 2008. Faculdade de Belas-Artes - Universidade de Lisboa, 4 Out.

2008. “Visualising Inference: Image and Sound Motifs in CBS Police Procedurals”. Graduate Student Presentations. Universidade de Kent, 21 Maio.

2006. “Três Idades de Casais: Closer (Perto Demais), Husbands and Wives (Maridos e Mulheres), Saraband”. Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, 24 Nov.

2005. “Imagens Sequências: A Partir do Conceito de Storyboard”. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 11 Dez.

2003. “Narração do Espaço, Espaço da Narrativa”. Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, 12 Nov.

11.3. Discussões Públicas

2017. Sobre o filme Suffragette (As Sufragistas, 2015), no Dia Internacional da Mulher, org. Grupo Unitário de Mulheres da Figueira da Foz. Centro de Artes e Espectáculo, Figueira da Foz, 8 Mar.

2016. Com Carlos Gonçalves, Deolinda Machado, moderada por Filipa Rodrigues. “O PCP, os Católicos e a Igreja”, org. Partido Comunista Português. Hotel dos Cavaleiros, Torres Novas, 28 Out.

2016. Com Carlos Gonçalves, Deolinda Machado, e Zeferino Moreira da Silva, moderada por Cláudia Lopes Pereira. “O PCP, os Católicos e a Igreja”, org. Partido Comunista Português. Junta de Freguesia da Covilhã, 24 Jun.

2016. Com Gabriel Silva, OP, sobre “Santa Catarina de Sena: Mulher, Leiga e Mística do Século XIV”. Tertúlias Dominicanas. Centro Paroquial do Cristo-Rei, 20 Abr.

2016. Moderador de “Trabalho, Precariedade e Qualificação: Um Olhar a Partir das Relações de Poder entre Capital e Trabalho”, apresentado por Alfredo Campos. 1.º Ciclo de Oficinas “Trabalho e Sociedade”, org. CES-UC/SPRC. Salão do SPRC, 16 Mar.

2016. Sobre os filmes Le mépris (O Desprezo, 1963), Holy Motors (2012), Mulholland Dr. (Mulholland Drive, 2001), e Il caimano (O Caimão, 2006), org. CITEC. Teatro Esther de Carvalho, 23 Jan., 27 Fev., 25 Mar., e 23 Abr.

2015. Com Bruno Marques (NOVA), moderada por Maria Teresa Cruz (NOVA). “Ciclo de Conversas: O Estado da Arte”, sessão “Campo Expandido das Imagens e da Arte”. Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, org. CAPC, CMC, e UC, 28 Nov.

2015. Com Jorge António, apresentação do livro Angola, o Nascimento de uma Nação – Vol. III – O Cinema da Independência, org. CES e Reitoria da UC. Teatro Académico de Gil Vicente, 13 Nov.

2015. Com José Manuel Pinto, sobre o filme La solitudine dei numeri primi (A Solidão dos Números Primos, 2010). Ciclo de cinema comentado “Olhares sobre a Adolescência”, org. A CORES: Associação de Apoio a Crianças e Jovens em Risco. Teatro da Cerca de São Bernardo, 4 Nov.

2015. Sobre o filme Svoy sredi chuzhikh, chuzhoy sredi svoikh (Amigo entre Inimigos, Inimigo entre Amigos, 1974). “Clube de Cinema”. Centro de Estudos Russos da Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, 23 Out.

2015. Com Paulo Borges, moderada por Maurício Pereira. “A Pobreza em Espírito: Diálogo Cristão-Budista”, org. Círculo do Entre-Ser e Maitreya: Núcleo de Estudo do Dharma de Coimbra. Instituto Universitário Justiça e Paz, Coimbra, 22 Out.

2015. Sobre o filme Nattvardsgästerna (Luz de Inverno, 1963). Ciclo de cinema “Bergman Inesgotável”. Teatro Académico de Gil Vicente, 12 Out.

2015. Como moderador, com Edison Sanchez (Embaixada da República Bolivariana da Venezuela) e Cristina Cardoso (Secção Internacional do PCP). “Momento de Solidariedade com a Venezuela Bolivariana”, org. Partido Comunista Português. Festa do “Avante!”, Espaço da Organização Regional de Coimbra do Partido Comunista Português. Quinta da Atalaia, Amora, Seixal, 5 Set.

2015. Com Carlos Gonçalves, Deolinda Machado, e Pedro Pina Nóbrega, moderada por Filomena Pires. “Os Democratas e Patriotas, os Católicos e a Igreja”, org. Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV). Solar dos Peixotos, Viseu, 30 Jul.

2015. Sobre espiritualidade e cinema, org. Paróquia de S. Pedro. Cantanhede, 1 Jul.

2015. Com João Fanara (UFF), moderada por Roberta Avillez. “A Fotografia em Telemóvel e as Plataformas Online”. Casa da Lusofonia (International Student Lounge) - Universidade de Coimbra, 3 Jun.

2015. Com Alexandra Correia (Reset AAC), Alma Rivera (Resiste Agora), Bruno Matias (DG-AAC), Gonçalo Velho (SNESup), João Pedro Ferreira (ABIC), e Tiago Ribeiro (CES). Conversas sobre o Movimento Estudantil em Coimbra, “Professores, Estudantes, Investigadores e Bolseiros: Uma Luta Comum?”, org. Real República do Bota-Abaixo. Ateneu de Coimbra, 5 Maio.

2015. Sobre o filme All That Heaven Allows (O Que o Céu Permite, 1955), org. Fila K Cineclube e Cooperativa Bonifrates. Ciclo “Duetos”. Conservatório de Música de Coimbra, 10 Mar.

2015. Respondente aos trabalhos de Alexandra Serapicos (UCP) e Alexandra Areia (UP). 4.º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português, org. Centro de Investigação Académico da Escola das Artes/UCP, Grupo de Trabalho “História do Cinema Português”/AIM, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX/UC, e Instituto de História Contemporânea/NOVA. Universidade Católica Portuguesa, Porto, 17 Mar.

2015. Com Carlos Gonçalves, Deolinda Machado, Edgar Silva, e Ricardo Coelho, moderada por Isabel Bem-Haja. “O PCP, os Católicos e a Igreja”, org. Partido Comunista Português. Biblioteca Municipal de Penacova, 7 Fev.

2015. Com Vasco Otero, “Palombela rossa (1989)” (2). Cinemusicorium. Rádio Universidade de Coimbra, 29 Jan.

2014. Com Vasco Otero, “Palombela rossa (1989)” (1). Cinemusicorium. Rádio Universidade de Coimbra, 6 Nov.

2014. Com João Maria André e Mário Nogueira, moderada por Vladimiro Vale. “Ensino e Cultura ao Serviço do Progresso do País”, org. Partido Comunista Português. Casa Municipal da Cultura, Coimbra, 30 Set.

2014. Com Henrique Oliveira e Paulo da Rosária, moderada por Daniel Ribas, sobre séries de televisão. Lançamento da “Drama: Revista de Cinema e Teatro” n.º 5. Cinema Passos Manuel, 19 Jul.

2014. Com Alfredo João Paula Campos, moderada por Tiago Jerónimo, sobre o filme A Lei da Terra (1971) e a Reforma Agrária. Sessões do Carvão. Teatro da Cerca de São Bernardo, 23 Abr.

2014. Com Vasco Otero, “Eyes Wide Shut (De Olhos Bem Fechados, 1999)”. Cinemusicorium. Rádio Universidade de Coimbra, 13 Mar.

2014. Sobre o filme Le quattro volte (As Quatro Voltas, 2010). Sessões do Carvão. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Casa das Caldeiras, 12 Mar.

2013. Com Vasco Otero, “O Cinema e a História Económica e Social do Século XX”. Cinemusicorium. Rádio Universidade de Coimbra, 12 Dez.

2013. Com Adelino Fortunato, moderada por Margarida Antunes, sobre o filme L’Argent du charbon (O Dinheiro do Carvão, 2008). Unidade curricular Economia Internacional. Faculdade de Economia - Universidade de Coimbra, 13 Nov.

2013. Com José Trigueiros, moderada por Catarina Maia, sobre o filme Dios por el cuello (Deus pelo Pescoço, 2013), org. Câmara Municipal de Coimbra, CEIS20, e ISCAC. 2.º Coimbra in Motions. Teatro da Cerca de S. Bernardo, 8 Nov.

2013. Com Vasco Otero, “Vampiros no Cinema”. Cinemusicorium. Rádio Universidade de Coimbra, 17 Out.

2013. Com António Sousa Dias, “Cinema e Música”. Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, 20 Set.

2013. Sobre o filme Operai, contadini (Operários, Camponeses, 2002), org. Fila K Cineclube. Ciclo “O Lugar das Coisas Antigas e Esquecidas”. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, 25 Jun.

2013. Sobre o filme Scenes from the Class Struggle in Portugal (A Revolução Triunfará?, 1977), org. Fila K Cineclube. Ciclo “O Lugar das Coisas Antigas e Esquecidas”. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, 4 Jun.

2013. Com Adriana Bebiano sobre o filme Onde Bate o Sol (1989), org. Centro de Documentação 25 de Abril - Universidade de Coimbra. Memória da Mudança: Cinema Português dos Anos 80. Teatro Académico de Gil Vicente, 25 Mar.

2013. Moderador do debate entre António Ferreira, Susana Duarte, e Bárbara Janicas sobre cinema português e política cultural, org. Núcleo de Coimbra do Manifesto em Defesa da Cultura. A Cultura em Trabalho(s). Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Casa das Caldeiras, 8 Fev.

2012. Sobre o filme Good Night, and Good Luck. (Boa Noite, e Boa Sorte, 2005), org. Secção de Comunicação da Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra. Conferências da Imprensa. Centro Cultural D. Dinis, 23 Out.

2012. Sobre o filme Duck Soup (Os Grandes Aldrabões, 1933). Sessões do Carvão. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Casa das Caldeiras, 19 Set.

2012. Com Osvaldo Silvestre sobre o filme Gaav (A Vaca, 1969). Sessões do Carvão. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Casa das Caldeiras, 30 Maio.

2012. Com António Sousa Ribeiro e Tiago Santos sobre o filme Die Antigone des Sophokles nach der Hölderlinschen Übertragung für die Bühne bearbeitet von Brecht 1948 (Suhrkamp Verlag) (A “Antígona” de Sófocles na Tradução de Hölderlin tal como foi Encenada por Brecht em 1948, 1992), org. Origem da Tragédia. Clássicos no Cinema. Sala Arte à Parte, 21 Maio.

2012. Com o realizador João Botelho sobre o seu filme Tempos Difíceis (1988), org. Centro de Literatura Portuguesa - Universidade de Coimbra. Páginas Tantas. Teatro Académico de Gil Vicente, 12 Mar.

2012. Com José Manuel Pureza sobre o filme Film Socialisme (Filme Socialismo, 2010). Sessões do Carvão. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Casa das Caldeiras, 11 Abr.

2012. Sobre o filme Francesco, giullare di Dio (O Santo dos Pobrezinhos, 1950), org. Fila K Cineclube. Ciclo “As Minhas Escolhas”. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, 17 Jan.

2011. Com António Costa, Paulo Fonseca, e Vítor Ferreira, “Cinema e Espaço Público”. Teatro Académico de Gil Vicente, 28 Nov.

2011. Com Francisco Beja, moderado por Fernando Matos Oliveira. Espetacular e Real: As Artes Entre a Espada e a Parede, org. O Teatrão. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, Casa das Caldeiras, 25 Maio.


12. Publicações

12.1. Revistas
  

    

2013-. Co-ed. com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies. Universidade de Ottawa.https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations.

2010-. Co-ed. com Patrícia Castello Branco e Susana Viegas. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifilnova.pt.

12.2. Livros

2016. Por Dentro das Imagens: Obras de Cinema, Ideias do Cinema. Lisboa: Documenta. 160 pp.

12.3. Números de Revistas e Livros Editados
  

2016. Com Michael Wayne. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 8, “A Filosofia de Marx”. IFILNOVA - NOVA Institute of Philosophy. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/8/8.pdf.

2014. Com Paulo Cunha. Atas do III Encontro da AIM. Livro electrónico. Coimbra: AIM. 453 pp. http://aim.org.pt/atas/Atas-IIIEncontroAnualAIM.pdf.

2013. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 4, “Filosofia da Religião”. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/4/4.pdf.

12.4. Capítulos em Livros

2018. “One Love: Depictions of Muslims and Christians in Lebanese Cinema”. New Approaches to Islam in Film, ed. Kristian Petersen. Nova Iorque: Routledge.

2017. “Performing Humour: Telling and Staging Funny Stories in Seinfeld and Louie”. In Television Performance, ed. Lucy Fife Donaldson e James Walters. Londres: BFI/Palgrave Macmillan.

2016. “A Cidade das Imagens: Três Olhares Fílmicos sobre a Urbanidade de Hoje”. In Territórios do Cinema: Representações e Paisagens da Pós-Modernidade, coord. Fátima Velez de Castro e João Luís J. Fernandes, pp. 103-22. Málaga: Eumed - Universidade de Málaga. http://www.eumed.net/libros-gratis/ciencia/2016/39/39.zip.

2016. “Sembène, Ousmane (1923-2007)”. In The Palgrave Encyclopedia of Imperialism and Anti-Imperialism, vol. I, ed. Immanuel Ness e Zack Cope, pp. 218-22. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

2015. “Magic and Loss: Style, Progression and the ‘Ending’ of Carnivàle”. In “Carnivàle” and the American Grotesque: Critical Essays on the HBO Series, ed. Peg Aloi e Hannah E. Johnston, pp. 57-72. Jefferson, NC: McFarland.

2014. Com Paulo Cunha. “Introdução”. In Atas do III Encontro Anual da AIM, ed. Cunha e Sérgio Dias Branco, pp. 7-8. Coimbra: AIM. http://aim.org.pt/atas/pdfs/Atas-IIIEncontroAnualAIM-Intro.pdf.

2014. “O Conceito Aberto de Cinemático”. In Cinema & Filosofia: Compêndio, org. João Mário Grilo e Maria Irene Aparício, pp. 351-63. Lisboa: Edições Colibri.

2013. “Situating Comedy: Duration and Inhabitation in Classical American Sitcoms”. In Television Aesthetics and Style, ed. Jason Jacobs e Steven Peacock, pp. 93-102. Nova Iorque: Bloomsbury.

2011. “Super Style: Notes for a Stylistic Analysis”. In Investigating “Heroes”: Truth, Justice and Quality TV, ed. David Simmons, pp. 108-19. Jefferson, NC: McFarland.

2011. “Na Desordem: Balagan, Mapa Intersticial de Histórias e Identidades”. In Literatura, Espaço, Cartografias, ed. António Apolinário Lourenço e Osvaldo Manuel Silvestre, pp. 391-408. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

2010. “Sci-Fi Ghettos: Battlestar Galactica and Genre Aesthetics”. In “Battlestar Galactica”: Investigating Flesh, Spirit, and Steel, ed. Roz Kaveney e Jennifer Stoy, pp. 185-98. Londres: I.B. Tauris.

12.5. Artigos com Arbitragem Científica

2017. “The Past Tense of Our Selves: Um Adeus Português in 1980s Portugal”. Journal of Lusophone Studies, vol. 2, n.º 1, “Special Dossier on Portuguese Cinema”, ed. Clara Rowland e Estela Vieira, pp. 41-58.

2016. “O Cinema como Educação Social dos Sentidos”. Persona: Revista do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP, n.º 3, “Arte e Desenvolvimento Humano”, ed. José Eduardo da Silva, pp. 61-69. http://persona-esap.weebly.com/uploads/9/0/2/7/90272353/persona3_8_sergio_dias_branco.pdf.

2015. “Kino Kino Kino Kino Kino: el cine de artificio de Guy Maddin” [orig. “Kino Kino Kino Kino Kino: Guy Maddin’s Cinema of Artifice”], trad. Marta Martín Núñez. L’Atalante: Revista de estudios cinematográficos, n.º 19, coord. Pablo Hernández Miñano e Violeta Martín Núñez, pp. 105-10. Universidade de Valência.

2012 [2015]. “A Memória Resistente da Guerra no Cinema Vietnamita”. O Olho da História: Revista de Teoria, Cultura, Cinema e Sociedades, n.º 19. Universidade Federal da Bahia. http://oolhodahistoria.org/inicio/wp-content/uploads/2015/07/18sergio.pdf.

2011. “Au hasard Balthazar: teologia e arte della presenza” [orig. “Seeing Balthazar: Robert Bresson’s Art of Presence and Franciscan Theology”], trad. Simona Busni e Andreina Campagna. Fata Morgana: Quadrimestrale di cinema e visioni, n.º 14, “Animalità”, pp. 163-70. Universidade da Calábria.

2011. “Film noir, um Género Imaginado”. Revista de História das Ideias, vol. 32, “Artes”, pp. 327-54. Universidade de Coimbra.

2009. “Music Videos and Reused Footage”. Scope: An Online Journal of Film & TV Studies, n.º 15, “Cultural Borrowings: Appropriation, Reworking, Transformation”, ed. Iain Robert Smith, pp. 111-21. Universidade de Nottingham. http://www.nottingham.ac.uk/scope/documents/2009/culturalborrowingsebook.pdf.

2008. “The Mosaic-Screen: Exploration and Definition”. Refractory: A Journal of Entertainment Media, n.º 14. Universidade de Melbourne. http://refractory.unimelb.edu.au/2008/12/27/the-mosaic-screen-exploration-and-definition-–-sergio-dias-branco.

12.6. Comunicações em Actas de Conferências

2017. “Visualizar a Inferência: Motivos de Imagem nos Policiais Processuais da CBS”. In Televisão e Novos Meios, org. Paulo Serra e Sónia Sá, pp. 129-35. Covilhã: Editora LabCom.IFP. http://labcom-ifp.ubi.pt/livro/291.

2016. “O Cinema como Ética”. In Atas do V Encontro Anual da AIM, ed. Sofia Sampaio, Filipe Reis, e Gonçalo Mota, pp. 146-55. Lisboa: AIM. http://aim.org.pt/atas/Atas-VEncontroAnualAIM.pdf.

2016. “O Rosto da Técnica: Walter Benjamin e a Arte Fotográfica”. In Filosofia e as Artes, org. Steven S. Gouveia, pp. 95-100.

2015. “A Arte como Trabalho ou O Trabalho como Arte”. In II Congresso Internacional “Marx em Maio” 2014: Colectânea de Textos, pp. 455-66. Lisboa: Grupo de Estudos Marxistas.

2015. “Comunidades do Cinema”. In Atas do IV Encontro Anual da AIM, ed. Daniel Ribas e Manuela Penafria, pp. 112-19. Covilhã: AIM. http://aim.org.pt/atas/pdfs/Atas-IVEncontroAnualAIM-09.pdf.

2015. “A Identidade como Facto Colectivo em Palombella rossa”. In AVANCA | CINEMA 2015, coord. António Costa Valente e Rita Capucho, pp. 391-98. Avanca: Edições Cineclube de Avanca.

2015. “As Imagens Ressonantes: A Escrita Fílmica de Marguerite Duras”. In 1.º Simpósio “A Fusão das Artes no Cinema”, org. Vítor Ferreira and André Cardoso, pp. 18-24. Coimbra: Edições Caminhos do Cinema Português.

2014. “Vídeos Musicais e Figuras Abstractas”. In Atas do III Encontro Anual da AIM, ed. Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco, pp. 258-63. Coimbra: AIM. http://aim.org.pt/atas/pdfs/Atas-IIIEncontroAnualAIM-27.pdf.

2013. “Darkened Spaces: The Urban and the Domestic in American Film Noir”. In Inter[sections]: A Conference on Architecture, City and Cinema, ed. Luís Urbano, pp. 434-40. Porto: AMDJAC.

2013. “‘Estejamos Atentos!’: Notas sobre o Cinematógrafo como Reflexões Espirituais”. In Atas do II Encontro Anual da AIM, ed. Tiago Baptista e Adriana Martins, pp. 135-41. Lisboa: AIM. http://aim.org.pt/atas/Atas-IIEncontroAnualAIM.pdf.

2013. “Permanecer no Amor: A Arte e Teologia de Des hommes et des dieux”. In Mosteiros Cistercienses: História, Arte, Espiritualidade e Património - Tomo II, dir. José Albuquerque Carreiras, pp. 365-69. Alcobaça: Jorlis.

2012. “Prescrições e Descobertas: A Especificidade do Meio Cinemático Segundo Berys Gaut”. In XIII Colóquio de Outono: Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos, org. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa, e Vítor Moura, pp. 115-25. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus.

2012. “Screened Signs of Grace: André Bazin’s ‘Cinema and Theology’ and the Sacramental Facet of Film”. In Spirituality: New Reflections on Theory, Praxis and Pedagogy, ed. Martin C. Fowler, Michael Weiss, and John L. Hochheimer, pp. 199-205. Livro electrónico. Oxford: Inter-Disciplinary Press.

12.7. Artigos sem Arbitragem Científica

2016. Com Michael Wayne. “Editorial: Film Through Marx, Our Contemporary”. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 8, “A Filosofia de Marx”, pp. 1-3. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/8/8_Editorial.pdf.

2016. “Corpos Instáveis: Os Vídeos Musicais de Chris Cunningham”. ESC:ALA: Revista Electrónica de Estudos e Práticas Interartes, n.º 7. Universidade do Porto. http://wp.me/p4iz9I-T9.

2016. “The Law of Capital: The Measure of a Man”. Film International, 11 Set. 2016, http://filmint.nu/?p=19295.

2015. Com Amir Khan. “Cavell and History”. Conversations: The Journal of Cavellian Studies, n.º 3, pp. 1-2. Universidade de Ottawa. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations/article/view/1289/1201.

2015. “Antígona, Mulher Levantada”. Vértice, n.º 176, pp. 98-106.

2015. “Entendimentos do Cinema: A Linguagem Analítica e Crítica para Daniel Frampton e David Bordwell”. Vértice, n.º 174, pp. 58-70.

2015. “A Matéria do Mal: Os Filmes Noir de Orson Welles”. Vértice, n.º 177, pp. 13-37.

2015. “Um Encontro Desencontrado em Tempos de Guerra”. Via Latina: Fórum de Confrontação de Ideias, n.º 12, “Tempo de Encontro(s)”, pp. 102-4.

2014. “Fotografar, Filmar, Escrever”. Revista Alma Azul, n.º 10, pp. 6-13.

2014. “Uma Aparência, Diferentes Seres: Performance e Identidade Pessoal em Battlestar Galactica”. Drama: Revista de Cinema e Teatro, n.º 5, pp. 38-41. Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos.

2013. Com Amir Khan. “Genesis”. Conversations: The Journal of Cavellian Studies, n.º 1, pp. 1-3. Universidade de Ottawa. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations/article/view/1110/964.

2013. “Editorial: Cinema, Religion, and Their Philosophical Thinking”. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 4, “Filosofia da Religião”, pp. 1-3. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/4/4 Editorial.pdf.

2010. Com Patrícia Silveirinha Castello Branco e Susana Viegas. “Editorial”. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º1, pp. 7-13. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/1/1 Editorial P.pdf.

12.8. Recensões

2014. “Estudos do Vídeo Musical” [The Music Video Reader, ed. Simon Frith, Andrew Goodwin, e Lawrence Grossberg; E. Ann Kaplan, Rocking Around the Clock: Music Television, Postmodernism, & Consumer Culture; Laurent Jullier e Julien Péquignot, Le clip: histoire et esthétique; Carol Vernallis, Experiencing Music Video: Aesthetics and Cultural Context]. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, n.º 2, pp. 363-68. AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/75/70.

2017. “Luis Buñuel e a Evanescência do Olhar” [Mirian Tavares, Buñuel e o Surrealismo: A Arquitetura do Sonho]. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, vol. 4, n.º 2. AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.

12.9. Entrevistas Conduzidas

2013. “Film/Religion: A Conversation with P. Adams Sitney”. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 4, “Filosofia da Religião”, pp. 210-15. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/4/4 Sitney-Dias Branco.pdf.

12.10. Entrevistas Dadas

2017. Conduzida por Sara Quelhas, “Dá-nos Música, Mas é Cinema”. Metropolis, n.º 50, p. 129. http://cinemametropolis.com/images/revistas-pdf/2017/m50/#p=1.

2016. Conduzida por Luís Mendonça, “O cinema constrói um olhar e nós temos de questionar esse olhar”. À Pala de Walsh, 22 Nov. http://www.apaladewalsh.com/2016/11/sergio-dias-branco-o-cinema-constroi-um-olhar-e-nos-temos-de-questionar-esse-olhar.

2016. “Duas perguntas a...”. JF - Jornal da FENPROF, n.º 286, Nov., p. 11. http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_135/Cat_632/Anexos/JF_nov2016_286.pdf.

2015. “Em Foco: Catequese”. JO: Juventude Operária, n.º 655, p. 5.

2007. Conduzida por Luís Salvado. Premiere, n.º 93, p. 28.

12.11. Outros Artigos

2017. “A Inquietação da Fé: 2. Deus na Assembleia Humana”. Laicado Dominicano, n.º 385, pp. 2-3. Fraternidades Leigas de São Domingos.

2017. “A Inquietação da Fé: 1. A Segurança na Escuridão”. Laicado Dominicano, n.º 384, pp. 6-7. Fraternidades Leigas de São Domingos.

2017. “Terras Mineiras”. Avante!, n.º 2254, 9 Fev. http://www.avante.pt/pt/2254/argumentos/143996.

2017. “O Trabalho do Evangelho”. Voz do Trabalho, n.º 628, p. 11. Liga Operária Católica - Movimento de Trabalhadores Cristãos.

2017. “A UC Não Foi Fundada para Ser Fundação”. RCI - Região Centro Informação, n.º 184, p. 33. Sindicato dos Professores da Região Centro. http://www.sprc.pt/images/RCI/RCI_Mar2017.pdf.

2017. “A Vida da Fantasia”. AbrilAbril, 13 Jan. http://www.abrilabril.pt/vida-da-fantasia.

2016. “O Dinheiro como Monstro”. Avante!, n.º 2220, 16 Jun., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2220/argumentos/140778.

2016. “A Festa do Cinema”. Avante!, n.º 2232, 8 Set., p. 10. http://www.avante.pt/pt/2210/argumentos/139803.

2016. “O Homem que Escrevia Demasiado”. Avante!, n.º 2201, 7 Mar., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2210/argumentos/139803.

2016. “Na Terra de Oz”. Avante!, n.º 2224, 14 Jul., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2224/argumentos/141197.

2016. “Pela Mão de Catarina”. Laicado Dominicano, n.º 379, p. 7, e n.º 380, p. 2. Fraternidades Leigas de São Domingos.

2016. “Reitoria da UC Deve Recuar: Provedoria de Justiça Confirma Posição Sindical”. RCI - Região Centro Informação, n.º 183, p. 20. Sindicato dos Professores da Regão Centro. http://www.sprc.pt/images/RCI/RCI_Out2016.pdf.

2016. “O Rumor da Guerra”. AbrilAbril, 25 Set. http://www.abrilabril.pt/opiniao/o-rumor-da-guerra.

2016. “Sarita e o Cinema como Militância”. AbrilAbril, 21 Out. http://www.abrilabril.pt/cultura/sarita-e-o-cinema-como-militancia.

2016. “A Solidão do Denunciante”. Avante!, n.º 2237, 13 Out., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2237/argumentos/142397.

2016. “A Verdade Liberta”. Avante!, n.º 2202, 11 Fev., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2202/argumentos/138973.

2016. “A Vida Sobre a Morte”. Avante!, n.º 2233, 15 Set., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2233/argumentos/141993.

2016. “A Voz de Dan”. Avante!, n.º 2246, 15 Dez., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2246/argumentos/143213.

2016. “A Lei do Capital”. Avante!, n.º 2215, 12 Maio, p. 29. http://www.avante.pt/pt/2215/argumentos/140297.

2015. “A Cativa”. O Interior, 2 Abr., p. 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=804&id=46958&idSeccao=11297&Action=noticia.

2015. “A Comunidade”. O Interior, 15 Jan., p. 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=793&id=46208&idSeccao=11103&Action=noticia.

2015. “Ne change rien”. Ciclo “Há Filmes na Baixa!”, 25 Mar. Porto/Post/Doc. http://www.portopostdoc.com/home/ha-filmes-na-baixa/2015/view?id=124.

2014. “Fala e Lugar”. O Interior, 7 Ago., p. 19. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idedicao=770&idseccao=10696&id=44660&action=noticia.

2014. “A Ilusão do Pós-Troika”. Voz do Trabalho, n.º 614, p. 11. Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos.

2014. “Imagens Arrastadas de uma Cidade”. O Interior, 3 Jun., p. 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=765&id=44311&idSeccao=10605&Action=noticia.

2014. “Imagens das Orações de Catarina de Sena: 2. Mar Divino”. Laicado Dominicano, n.º 368, pp. 2-3. Fraternidades Leigas de São Domingos.

2014. “Imagens das Orações de Catarina de Sena: 1. Água Marinha”. Laicado Dominicano, n.º 367, pp. 2-3. Fraternidades Leigas de São Domingos.

2014. “Liberdade Encarcerada”. O Interior, 15 Maio, p. 12. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=758&id=43758&idSeccao=10473&Action=noticia.

2014. “Nomes da Inquietação”. O Interior, 20 Fev., p. 16. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idedicao=746&idseccao=10248&id=42830&action=noticia.

2014. “As Quatro Voltas”. O Interior, 23 Out., p. 12. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=781&id=45367&idSeccao=10889&Action=noticia.

2014. “THX 1138 (1971)”. Ciclo de cinema “O Futuro do Passado”, 18 Fev. Cineclube de Guimarães.

2013. “Abraço ao Vento”. O Interior, 21 Fev., p. 10. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=694&id=38726&idSeccao=9169&Action=noticia.

2013. “Casa das Caldeiras”. Diário As Beiras, 3 Jun., p. 8.

2013. “Os Dias Vastos”. O Interior, 22 Ago., p. 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=720&id=40870&idSeccao=9720&Action=noticia.

2013. “Educação em Portugal: Direito ou Privilégio?”. Voz do Trabalho, n.º 607, pp. 4-5. Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos.

2013. “Existência e Arte”. Laicado Dominicano, n.º 360, pp. 4-5. Fraternidades Leigas de São Domingos.

2013. “Música Nocturna”. O Interior, 17 Out., p. 12. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=728&id=41482&idSeccao=9896&Action=noticia.

2013. “Tecer e Voar”. O Interior, 20 Jun., p. 16. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=711&id=40152&idSeccao=9522&Action=noticia.

2013. “Uma Máquina de Passar Vidro Colorido”. O Interior, 19 Dez., p. 15. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=737&id=42144&idSeccao=10080&Action=noticia.

2013. “A Urgência do Amor”. Laicado Dominicano, n.º 363, p. 3. Fraternidades Leigas de São Domingos.

2013. “A Vida Ganha”. O Interior, 18 Abr., p. 14. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=702&id=39431&idSeccao=9333&Action=noticia.

2012. “A Árvore e o Círculo: As Palavras Vivas de Sta. Catarina de Sena (1347-1380)”. Laicado Dominicano, n.º 356, pp. 1 e 8. Fraternidades Leigas de São Domingos.

2012. Crítica a 2 Days in New York (2 Dias em Nova Iorque, 2012). Metropolis, n.º 0.5, p. 75.

2012. Crítica a Jin líng shí san chai (As Flores da Guerra, 2011). Metropolis, n.º 0, p. 57.

2012. Crítica a Kiseki (O Meu Maior Desejo, 2011). Metropolis, n.º 1, p. 74.

2012. “Postulare”. Laicado Dominicano, n.º 358, pp. 3-4. Fraternidades Leigas de São Domingos.

2011. Crítica a Film Socialisme (Filme Socialismo, 2010). Premiere, vol. 2, n.º 31, p. 58.

2011. Crítica a The Help (As Serviçais, 2011). Premiere, vol. 2, n.º 38, p. 67.

2011. Crítica a Melancholia (Melancolia, 2011). Premiere, vol. 2, n.º 39, p. 68.

2011. Crítica a La nostra vita (A Nossa Vida, 2010). Premiere, vol. 2, n.º 36, p. 66.

2011. Crítica a Offside (Fora-de-Jogo, 2006). Premiere, vol. 2, n.º 37, p. 67.

2011. Crítica a Pina (2011). Premiere, vol. 2, n.º 33, p. 62.

2011. Crítica a Scream 4 (Gritos 4, 2011). Premiere, vol. 2, n.º 32, p. 60.

2011. Crítica a Transformers: Dark of the Moon (Transformers 3, 2011). Premiere, vol. 2, n.º 35, p. 62.

2011. Crítica a The Tree of Life (A Árvore da Vida, 2011). Premiere, vol. 2, n.º 34, p. 56.

2007. Crítica a Death Proof (À Prova de Morte, 2007). Premiere, n.º 94, p. 10.

2007. “Life on Mars: Fora de Tempo”. Premiere, n.º 96, p. 21.

2007. “Prison Break: O Suspense da Fuga”. Premiere, n.º 95, p. 21.

2006. Crítica a 98 Octanas (2006) e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere, n.º 84, pp. 10 e 96.

2006. Crítica a Caché (Nada a Esconder, 2005). Premiere, n.º 76, p. 11.

2006. Crítica a The Da Vinci Code (O Código Da Vinci, 2006) e Running Scared (Medo de Morte, 2006), “IndieLisboa 2006: Um Tanto Maior do que Lisboa”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere, n.º 80, pp. 9, 11, 34-36, e 94.

2006. Crítica a Hostel (2005), “Daniela Costa: Sob a Pele”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere, n.º 79, pp. 12, 31, e 94.

2006. Crítica a Poseidon (2006) e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere, n.º 82, pp. 12 e 96.

2006. Crítica a Shijie (O Mundo, 2005), “Inventar a Independência: Nos Bastidores do IndieLisboa 2006”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere, n.º 78, pp. 10, 32-37, e 94.

2006. Crítica a The Squid and the Whale (A Lula e a Baleia, 2005), “Curtas Vila do Conde 2006”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere, n.º 81, pp. 13, 30, e 94.

2006. Crítica a Syriana (2005), “Sienna Miller: A Bela Impertinente”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere, n.º 77, pp. 11, 56-58, e 94.

2006. Crítica a United 93 (Voo 93, 2006), “Entrevista com... Carla Chambel”, “Curtas Vila do Conde 2006: Elogio dos Esquecidos”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere, n.º 83, pp. 12, 58-59, 72-74, e 96.

2005. “Evocation of Fear”. Big Lens: The Kent Film Magazine, vol. 3, n.º 2, p. 2. Cineclube da Universidade de Kent.

2005. “The Nocturnal Art”, exposição de fotografia Dark Contrast. Fnac Chiado/Colombo.

2003. “Editorial”, “A Banalidade”, e “O Silêncio dos Olhares”. Registos, n.º 0, pp. 3, 6, e 30-31.

2003. “Il paesaggio”. Zero Mag, n.º 5, pp. 11-12. Zero em Comportamento – Associação Cultural.

2002. “Cinco Detritos”. V-Ludo, n.º 7, pp. 60-62.

2002. “O Cinema Justo”. AO: Boletim da Ordem dos Advogados, n.º 21, pp. 85-86.

2001. “Dança Fúnebre”. Festa V-Ludo. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

2001. “Edifícios de Palavras (Universidade)”. V-Ludo, n.º 4, pp. 45-47.

2001. “Estranhos Dias”. Festa V-Ludo. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

2001. “A Política dos Autores: Pensar a Nossa Solidão”. V-Ludo, n.º 6, pp. 75-81.

2001. “Rituais do Indecifrável”. V-Ludo, n.º 3, pp. 61-65.

2000. “Cinema 1990-99”. Noite 01. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.

2000. “O Feminino Plural”. V-Ludo, n.º 1, pp. 18-21.

2000. “Stanley Kubrick (1928-1999): Labirintos e Olhares”. Boletim Informativo da Faculdade de Arquitectura 2000, pp. 16-17. Universidade Técnica de Lisboa.

1999. “O Mundo nos Nossos Olhos Atentos: Xinema, um Relatório de Actividades”. Folha, n.º 9, p. 8. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.

1999. “Verdade e Mentira”. Xinema, n.º 4, p. 3. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.

1998. “1997: Figurar o Imaterial”. Folha, n.º 8, p. 7. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.

1998. “Akira Kurosawa (1910-1998): Entre o Sonho e a Morte”. Xinema, n.º 1 (1998), p. 1. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.

1998. “Morrer Assombrado pela Beleza”. Xinema, n.º 3, p. 1. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.

1998. “Profundo Oceano de Fantasmas”. Xinema, n.º 2, p. 1. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.

1997. “Intensidade e Segredo”. Folha, n.º 7, p. 4. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.

1997. “A Linha que Fecha a Forma”. Folha, n.º 6, p. 4. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.

12.12. Blogues

2013-. Libertação Comum. Blogger. http://commonliberation.blogspot.com.

2012-. Com Filipa Malva. A Política da Casa (administrador). Blogger. http://politicacasa.blogspot.com.

2012-13. Com Hadi Fayyaz, Noorin Fazal, e Wim Van Moer. Spiritual Dialogues (administrador). Blogger. http://spiritualdialogues.blogspot.com.

2010-. Escritos de um Espectador. Blogger. http://writingsspectator.blogspot.com.

2009-. Gestos da Palavra. Blogger. http://gesturesword.blogspot.com.

2007-. Estética e Outra Filosofia. Blogger. http://aestheticsotherphilosophy.blogspot.com.

2007-. Os Movimentos das Imagens. Blogger. http://motionsimages.blogspot.com.


13. Traduções


2015. Timothy Radcliffe, OP, entrevistado por Lucette Verboven, “A ressurreição acontece hoje”. A partir de excertos de “Timothy Radcliffe (UK): Passionately in love with truth”, in The Dominican Way, ed. Lucette Verboven (Londres: Continuum, 2011), pp. 5-16. Laicado Dominicano, n.º 375, pp. 6.-7.

2015. Bruno Cadoré, OP, “Domingos: Governo, Espiritualidade e Liberdade”. Fratres Ordinis Prædicatorum: Curia Generalitia.

2012. Catarina de Sena, OP, “Oração na Festa da Anunciação”, baseada na tradução do latim original para inglês de Suzanne Noffke OP. Laicado Dominicano, n.º 359, p. 7. Fraternidades Leigas de São Domingos.


14. Presenças


2017. O Professor Cristão na Universidade, org. Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES). Casa São Bruno, Fátima, 22 Abr.

2017. Congresso para a Missão da Ordem, org. Ordem dos Pregadores (OP). Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), 17 a 23 Jan.

2015. “Cineclubes e Movimento Cineclubista no Brasil” por Gilvan Veiga Dockhorn. Universidade de Coimbra, 15 Dez.

2015. 6º Simpósio Internacional de Cinemas em Português, org. CEIS20-UC, UERJ, e UFF. Universidade de Coimbra, 10-11 Mar.

2014. “O Dr. Adrian e os 5 Senhores” por Francisco Moura Relvas. Universidade de Coimbra, 26 Maio.

2014. “Kelly Reichardt in Conversation”. Universidade de Oxford, 23 Maio.

2014. “Lusitânia, Filme-Tese da Escola do Porto” por Nuno Lopes. Universidade de Coimbra, 19 Maio.

2014. “Caminhos da Paz” por Sol de Carvalho. Universidade de Coimbra, 28 Mar.

2014. “Vídeo-Dança” por Pedro Sena Nunes. Universidade de Coimbra, 21 Fev.

2013. “A Arte, o Artista e a Sociedade” por António Pedro Pita. Museu Municipal de Coimbra - Edifício Chiado, 13 Nov.

2013. XIII Jornadas Nacionais da Família Dominicana. Casa das Irmãs Dominicanas, Fátima, 8 a 10 Nov.

2013. “Arquivo de Nós Mesmos: A Memória Desfiada em Narrativas” por Ana Maio. Universidade de Coimbra, 1 Out.

2013. “A Denominada Reforma do Estado” por António Avelãs Nunes. Centro de Trabalho do Partido Comunista Português em Coimbra, 23 Fev.

2012. “Vanguarda Francesa: Dadaísmo e Surrealismo” por Flávio Kactuz. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, 24 Abr.

2011. “Cine-conferência” por Edgar Pêra. Teatro Académico de Gil Vicente, 21 Set.

2011. “Jean-Luc Godard e o Filme Ensaio Através do Exemplo de Passion” por Carolin Overhoff Ferreira. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade NOVA de Lisboa, 16 Maio.

2010. “Como Vejo a Encíclica Caritas in veritate” por Eduardo Lourenço. Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade Técnica de Lisboa, 28 Jan.

2009. “Visualidade Háptica e os Neurónios Espelho” por Patrícia Silveirinha Castello Branco. Seminário “Questões de Estética”. Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade NOVA de Lisboa, 17 Dez.

2009. “Philosophical Insight, Emotion, and Popular Fiction: The Case of Sunset Blvd.” por Noël Carroll. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade NOVA de Lisboa, 14 Dez.

2009. XI Colóquio de Outono (Estudos Performativos): Performance Global/Performance Política. Universidade do Minho, 10 a 12 Dez.

2009. Acting Out: A Symposium on Film Performance, Inference and Interpretation. Universidade de Reading, 20 Mar.

2009. “Lost Logos: Channel 4 and the Branding of American Event Television” por Paul Grainge. Universidade de Kent, 25 Fev.

2009. Key Concepts in Aesthetics por Jerrold Levinson. Universidade de Kent, 21 Jan. to 9 Abr.

2008. “The Muzzling of Samuel Fuller’s White Dog” por Lisa Dombrowski. Universidade de Kent, 16 Dez.

2008. “Cultural Problems of Classical Film Theory: Béla Balázs, ‘Universal Language’, and the Birth of National Cinema” por Mattias Frey. Universidade de Kent, 3 Dez.

2008. “The Experience of Auteurism in Contemporary Film Culture” por Catherine Grant. Universidade de Cambridge, 2 Dez.

2008. “Authenticity in the Hybrid and Digital Arts” por Aaron Meskin. Universidade de Kent, 26 Nov.

2008. “The Morality and Immorality of Jokes” por Jerrold Levinson. Universidade de Kent, 25 Nov.

2008. “Stardom in the Age of Celebrity” por Pamela Church Gibson. Universidade de Kent, 12 Nov.

2008. “The New Cinema History” por Richard Maltby. Universidade de Kent, 28 Out.

2008. “Hypothetical Intentionalism Defended” por Jerrold Levinson. Universidade de Kent, 23 Out.

2008. “Self-Reflexivity in Three Films Noir: Laura, Double Indemnity, and Sunset Blvd.” por Christophe Gelly. Universidade de Kent, 28 Maio.

2008. “The Censorship of Interiority: Shame, ‘Hejab’, Cinema” por Joan Copjec. Universidade de Kent, 21 Maio.

2008. “Medium-Specificity Arguments and Cinema” por Berys Gaut. Universidade de Kent, 28 Mar.

2007. Kendall Walton and the Aesthetics of Photography and Film. Universidade de Kent, 30 Nov. a 1 Dez.

2007. “Auteur Machines?: Auteurism and the DVD” por Catherine Grant. Universidade de Kent, 21 Nov.

2007. “Why Nobody Needs a Theory of Art” por Dominic Lopes. Universidade de Kent, 23 Maio.

2007. “Spectres of the Real: Documentary Time and the Surreal of Reality: Ways of Seeing and Knowing” por Elizabeth Cowie. Universidade de Kent, 14 Fev.

2007. “In-Between” por Andrew Klevan. Universidade de Kent, 24 Jan.

2006. The British Film Institute and Its Publics: A Historical Perspective. Escola de Estudo Avançado - Universidade de Londres, 10 Nov.

2002. Conferência Internacional sobre Crítica de Arquitectura: Situação-Crítica. Porto, 13 Out.

2000. 1.º Congresso da Ordem dos Arquitectos. Évora, 26 a 29 Out.

2000. 9.º Congresso dos Arquitectos Portugueses. Évora, 26 a 29 Out.

1998. A Luz e a Sombra na Arquitectura e na Paisagem. Lisboa, 25 Nov.


15. Outras Actividades


2016-. Membro do Conselho Nacional da Federação Nacional dos Professores (FENPROF).

2014-. Membro do Conselho de Departamento do Ensino Superior e Investigação da FENPROF.

2014-. Membro da Direcção Distrital de Coimbra do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC).

2014. Presidente do Júri. 1.º Pampifitas: Concurso de Curtas-Metragens.

2012-. Activista do Manifesto em Defesa da Cultura.

2012. Membro do júri do 2.º Prémio Revista C. 19.º Caminhos do Cinema Português.

2012. Crítico de cinema. Metropolis, Jun. a Set.

2011-. Comentador de cinema e assuntos da actualidade. Rádio Universidade de Coimbra.

2011. Crítico de cinema. Premiere, Mar. a Dez.

2007. Colunista da secção Séries em Palavras, Set. a Out. Premiere.

2006-. Crítico de cinema. Cinema2000. http://www.cinema2000.pt/.

2006. Crítico de cinema e jornalista. Premiere, Jan. a Set.

2006. Membro do júri do 2.º Festival de Curtas-Metragens do Hospital Júlio de Matos, 4 a 6 Jun.

2006. Apresentator do filme Tystnaden (O Silêncio, 1963). Fnac Colombo, 15 Fev.

2005. Vigilante de exames. Universidade de Kent, Maio a Jun.

2005. Organizador e apresentador dos seminários e projecções para estudantes do Mestrado em Estudos Fílmicos. Escola de Drama, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, Fev. a Abr.

2004. Apresentador do filme Monty Python’s The Meaning of Life (O Sentido da Vida, 1983). Fnac Colombo, 13 Set.

2004. Apresentador do filme colectivo 11’09’’01: September 11 (11’09’’01: 11 Perspectivas, 2002), com João Lopes. Fnac Colombo, 11 Set.

2004. Organizador e apresentador das projecções By Brakhage. Fnac Colombo, 10 Set.

2004. Organizador e apresentador do ciclo de projecções Buffy the Vampire Slayer (1997-2003). Fnac Colombo, 4 Jun. a 28 Jul.

2004. Apresentador do filme Far from Heaven (Longe do Paraíso, 2002). Fnac Colombo, 24 Mar.

2004. Apresentador do filme Baraka (1992). Fnac Colombo, 10 Mar.

2004. Apresentador do filme The Magdalene Sisters (As Irmãs de Maria Madalena, 2002). Fnac Colombo, 25 Fev.

2003. Orador convidado para a abertura do ciclo Cinema e Arquitectura. Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e Câmara Municipal de Portimão, 12 Nov.

2003. Fundador e editor da revista Registos.

2000. Organizador e editor do filme Cinema 1990-99, Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.

1999-2000. Organizador e apresentador do ciclo de debates e projecções “Retrospectiva Stanley Kubrick”. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.

1998-2000. Catalogador do Centro Audiovisual da Biblioteca. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.

1998-2000. Fundador e director do núcleo de cinema XINEMA e da publicação Xinema. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.

1998-99. Organizador do ciclo de aulas e projecções XINEMA III. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.

1998. Membro do júri do 17.º Prémio da Juventude. 51.º Festival de Cinema de Cannes.

1997-98. Crítico de cinema. Folha. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.


16. Línguas


Português: língua materna.

Inglês: fluente.

Espanhol e Italiano: bom.

Francês: básico.


17. Referências


Andrew Klevan (Universidade de Oxford).

Catherine Grant (Universidade de Sussex).

Jason Jacobs (Universidade de Queensland).

João Mário Grilo (Universidade NOVA de Lisboa).

Jinhee Choi (King’s College de Londres).

Murray Smith (Universidade de Kent).

Steven Peacock (Universidade de Hertfordshire).