7. Participação em Júris de Provas Académicas


7.1. 2.º CICLO (MESTRADO)

2019. Como arguente. Fernando Serzedelo de Almeida, “O Cinema Submetido à Representação do Real: Trajetória e Formas de Expressão” (dissertação, orientada por Maria Irene Aparício). Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 4 Dez.

2019. Como arguente. Yuri Bobeck, “O Cinema Brasileiro Contemporâneo 20 Anos Após Central do Brasil: Outras Perspectivas Sobre a Representação da Tragédia Social Brasileira” (dissertação, orientada por Maria Irene Aparício). Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 4 Dez.

2019. Como presidente. Christian Staiger Schneider, “7 Minutos: Narração em um Cinema Sem Diálogos — Da Ideia à Realização de um Filme de Curta-Metragem” (projecto, orientado por Fausto Cruchinho). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 23 Out.

2019. Como arguente. Eduardo Chaves Laurent, “‘Bibi e os Crustáceos’: Argumento Original de Animação” (projecto, orientado por Marta Anacleto). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 23 Out.

2019. Como arguente. Catarina Calvinho Gil, “A Dimensão Socio-Política da Obra de Abi Feijó: Retrospectiva do Cinema de Animação em Portugal” (dissertação, orientada por Maria Irene Aparício). Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 24 Jul.

2019. Como orientador. Maria Júlia Pereira, “Os Festivais de Cinema e a sua Organização: Estágio no Festival Caminhos do Cinema Português” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 18 Jul.

2019. Como presidente. Tiago Marques, “A Gestão, Produção e Sustentabilidade das Organizações Culturais: O Caso Prático da Jangada Teatro, Cooperativa Profissional de Teatro” (relatório de estágio, orientado por Paulo Estudante). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 18 Jul.

2019. Como arguente. Ana Margarida Almeida, “Quem Vou Ser, Se Não Souber Quem Sou?: A Plenitude Cósmica de Cada Presença e a Autodescoberta através do Cinema” (projecto, orientado por João Mário Grilo). Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 29 Abr.

2019. Como presidente. João Pedro Melim, “Programação e Produção Artística no TAGV” (relatório de estágio, orientado por Fernando Matos Oilveira). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 12 Fev.

2019. Como orientador. Vanessa Fernandes, “In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 11 Fev.

2019. Como arguente. Daniela Marques, “A Última Feiticeira: Argumento Cinematográfico Adaptado” (projecto, orientado por Marta Teixeira Anacleto). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 11 Fev.

2018. Como presidente. Maria Beatriz Nogueira, “Convento São Francisco: Palco de Programação, de Produção e de Educação Artística” (relatório de estágio, orientado por João Maria André). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 30 Out.

2018. Como presidente. Pedro Vaz, “Do Atelier à Bienal: CAPC e a Bienal de Arte Contemporânea em Coimbra” (relatório de estágio, orientado por João Maria André). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 30 Out.

2018. Como presidente. Sara Dacal Crespo, “A Música Impressa do Fundo da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: Catalogação dos Livros de Partes do Séc. XVI” (dissertação, orientada por Paulo Estudante e José Abreu). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 24 Out.

2018. Como orientador. Ricardo Almeida, “O Realismo Mágico no Cinema: O Caso de Veit Helmer” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 19 Jul.

2018. Como presidente. João Costa, “Produção Teatral em Coimbra: Relatório de Estágio no Teatro Académico de Gil Vicente” (relatório de estágio, orientado por João Maria André). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 19 Jul.

2018. Como presidente. Nuno Rato, “Programação ao Centro: Relatório de Estágio nos Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital” (relatório de estágio, orientado por João Maria André). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 19 Jul.

2018. Como arguente. Diego Hoefel Vasconcelos, “Entre Retratos e Paisagens: Ensaio sobre Rosto no Cinema” (dissertação, orientada por Marcelo Dídimo Souza Vieira). Equivalência de grau atribuído pela Universidade Federal do Ceará a Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 21 Mar.

2018. Como presidente. Fernando Gil Sousa, “Metamorphosis: Construção de uma Demo Musical” (projecto, orientado por Paulo Estudante). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 26 Fev.

2018. Como presidente. Severina Jankauskaite, “The Therateutic Nature and Effects of Drama and Theatre Processes - The Case of Drama Therapy” [“A Natureza Terapêutica e Efeitos de Processos Dramáticos e Teatrais - O Caso da Terapia Dramática”] (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 22 Fev.

2018. Como orientador. Ana Filipa Leandro, “Cinema e Memória Colectiva: German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 22 Fev.

2017. Como presidente. Rui Pedro Alpendre Aniceto, “Symposion: Argumento Cinematográfico Original” (projecto, orientado por Marta Anacleto). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 17 Out.

2017. Como arguente. Jorge Eduardo Oliveira Lestre, “Jornalismo Cultural Online: Estágio na Magazine.HD” (relatório de estágio, orientado por Marta Anacleto). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 17 Out.

2017. Como orientador. André Avelino, “Jogos de Empatia: Criação de Empatia e Conexão com Outras Realidades através dos Videojogos” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 13 Out.

2017. Como presidente. Francisco Ricardo Silveira, “Hiper-Real(ismo): O Cinema Ciborgue à Beira do Ano 2000” (dissertação, orientada por Manuel Portela). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 12 Out.

2017. Como presidente. Sónia Antonieta de Carvalho, “Solilóquios para Além das Palavras: Fugas em B Menor e K Maior” (dissertação, orientada por Marta Anacleto). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 12 Out.

2017. Como orientador. Ana Lopes, “O Espaço Habitacional enquanto Retrato Psicológico da Personagem” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 11 Out.

2017. Como orientador. Cristina Lopes, “Sé7ima Memória: Ciclo de Cinema Sénior” (projecto, co-orientado por João Maria André). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 11 Out.

2017. Como presidente. Ana Luís de Oliveira, “Produção Cultural em Contexto de Educação Artística: O Caso da Associação Escolíadas” (relatório de estágio, orientado por João Maria André). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 10 Out.

2017. Como presidente. Rosa Catarina Diogo, “Programação, Produção Musical e Teatral nos Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Abrantes” (relatório de estágio, orientado por João Maria André). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 10 Out.

2017. Como arguente. Virgílio Marcelo Pereira Jesus, “Ressurgimento da Temática Melodramática no Cinema Contemporâneo” (dissertação, orientada por Maria Irene Aparício). Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 2 Out.

2017. Como arguente. Ana Raquel Cássio, “Cinema Bioscoop” (relatório de estágio, orientado por Maria Irene Aparício). Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 14 Jul.

2017. Como arguente. Ricardo Branco, “Transpor o Género: Representação do Corpo Trans como um Outro no Cinema” (relatório de projecto, orientado por Maria Irene Aparício). Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 14 Jul.

2017. Como presidente. João Miguel Simões, “Penacova em Movimento: Um Estudo de Caso para a Política Cultural Municipal” (relatório de estágio, orientado por Paulo Estudante). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 13 Jul.

2017. Como presidente. Ana Teresa Leal, “Os Museus de Arte na Era da Revolução Digital: Considerações sobre os Processos de Mediação, Educação e Espectáculo” (dissertação, orientada por João Maria André e Maria Dalila Rodrigues). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 16 Fev.

2017. Como arguente. Gonçalo Oliveira de Mara, “Tornar o Cinema Vísivel: A Prática da Programação Cinematográfica” (dissertação, orientada por Maria Irene Aparício). Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 13 Fev.

2017. Como arguente. Vanessa Ribeiro, “Documentário, Espaço Selvagem da Experimentação” (relatório de estágio, orientado por Maria Irene Aparício). Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 13 Fev.

2017. Como arguente. Mariana Feteira Parracho, “A Melancolia na Arquitetura a partir do Cinema Português” (dissertação, orientada por Susana Lobo e Luís Urbano). Mestrado Integrado em Arquitectura. Universidade de Coimbra, 2 Fev.

2016. Como presidente. Fernando Duarte de Oliveira, “Consciência Histórica ou Tradição?: O ‘Estilo Antigo’ em Edições Históricas Publicadas entre 1750 e 1850” (dissertação, orientada por Paulo Estudante). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 27 Out.

2016. Como orientador. Susana Figueira Henriques, “Queer Lisboa: Derek Jarman e a Estética Queer no Vídeo Musical” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 26 Out.

2016. Como orientador. Jéssica Pestana, “Cinema e Pedagogia: Estágio no IndieLisboa” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 26 Out.

2016. Como orientador. Marta Torres, “Queer Lisboa e o Novo Cinema Queer” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 26 Out.

2016. Como presidente. Rúben Gaspar Gomes, “Agora Não: Argumento Cinematográfico Original” (relatório de projecto, orientado por Osvaldo Silvestre). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 25 Out.

2016. Como presidente. Raphael Diego de Mesquita, “O Mercado da Música Urbana em Portugal: Estudo de Caso ‘Music in My Soul’” (relatório de estágio, orientado por Paulo Estudante). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 24 Out.

2016. Como presidente. Filipe Bento de Araújo, “Estudo e Edição Crítica dos Responsórios Polifónicos de Quinta-Feira Santa Presentes em Dois Manuscritos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra” (dissertação, orientada por José Abreu, co-orientada por Paulo Estudante). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 25 Fev.

2016. Como presidente. Cláudia Morais, “Teatro, Cultura e Educação: Relatório de Estágio nos Serviços de Produção e na Área de Projecto Educativo do Teatro Académico de Gil Vicente” (relatório de estágio, orientado por João Maria André, co-orientado por Fernando Matos de Oliveira). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 26 Jan.

2015. Como orientador. Denise Liege Fraga e Klock, “Estilo em Documentário: Análise dos Filmes 5 Broken Cameras (2011) e Iraq in Fragments (2006)” (dissertação). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 30 Out.

2015. Como presidente. Ana Eduarda Barbosa, “Produção Cultural e Programação Cinematográfica no Teatro Académico de Gil Vicente” (relatório de estágio, orientado por Fernando Matos de Oliveira). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 27 Out.

2015. Como arguente. Pedro Valentim, “Da Desavergonhada Forma das Coisas: Uma Digressão Flanada Através da Forma e do Discurso duma Constelação de Corpos Cinematográficos” (dissertação, orientada por Abílio Hernandez). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 19 Out.

2015. Como presidente. Samanta Almeida, “Produção e Programação no TAGV: Uma Proposta para o Dia Mundial da Música” (relatório de estágio, orientado por Fernando Matos de Oliveira). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 13 Out.

2015. Como presidente. José Filipe Pereira, “A Performance como Ritual — da Arte como Veículo de Jerzy Grotowski ao Theyyam do Norte Malabar” (dissertação, orientada por João Maria André). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 12 Out.

2014. Como arguente. Ricardo Batista, “Os Bastidores em Directo” (relatório de estágio, orientado por João Ferreira). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 28 Out.

2013. Como orientador. Angélica Bértolo, “Argumento Cinematográfico A Grande Falácia” (relatório de projecto). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 29 Out.

2013. Como orientador. Pedro Niza, “Projecto Educativo no TAGV” (relatório de estágio). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 16 Jul.

2013. Como segundo orientador. Susana Serigado, “The Fountainhead Revisitado: De Chicago Tribune Tower a Pruitt-Igoe” (dissertação, orientada por Pedro Costa). Mestrado em Arquitectura. Escola Universitária Vasco da Gama, 24 Jan.

2012. Como arguente. Raquel Casqueira, “Live the Dream or Die Trying: Live. Dream. Believe.” (relatório de projecto, orientado por Bárbara Vallera). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 3 Fev.

2012. Como arguente. Débora Pinto de Carvalho, “Fatal, Cativa e Independente: A Mulher no Film Noir” (dissertação, orientada por Abílio Hernandez Cardoso). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 18 Jan.

2011. Como arguente. Luís Carlos Pereira Esteves, “Relatório do Projecto do Filme Entre Macacos e Anjos” (relatório de projecto, orientado por Fausto Crucinho e Elizeu Ewald). Mestrado em Estudos Artísticos. Universidade de Coimbra, 22 Set.

7.2. 3.º CICLO (DOUTORAMENTO)

2019. Como orientador. Markus Carpenter, “Adapting Bradbury: A Cinema of Wonder and Warning” [“Adaptar Bradbury: Um Cinema de Espanto e Aviso”] (tese). Doutoramento em Estudos Artísticos, especialidade em Estudos Fílmicos e da Imagem. Universidade de Coimbra, 4 Out.

2019. Como arguente. Diego Hoefel, “Dramaturgias do Fracasso: Reinvenções da Comédia no Cinema Brasileiro Contemporâneo” (projecto de tese, orientada por Maria Irene Aparício e Mariana Baltar). Doutoramento em Estudos Artísticos: Arte e Mediações e Doutoramento em Cinema e Audiovisual: Narrativas e Estéticas. Universidade Nova de Lisboa e Universidade Federal Fluminense, 24 Jul.

2019. Como arguente. Francisco Silveira, “O Sublime Ecfrástico dos Vídeos Musicais: Um Travelling Literário a partir da Letra” (projecto de tese, orientada por Manuel Portela). Doutoramento em Materialidades da Literatura. Universidade de Coimbra, 11 Jul.

2019. Como presidente. Joanise Levy da Silva, “Fabular e Interpretar Imagens: o Clichê no Processo de Escrita Fílmica” (tese, orientada por Sérgio Dias Branco e André Luís Gomes). Doutoramento em Estudos Artísticos, especialidade em Estudos Fílmicos e da Imagem e do Programa de Pós-Graduação em Literatura. Universidade de Brasília (co-tutela com a Universidade de Coimbra), 17 Jun.

2018. Como arguente. Inês Rebanda Coelho, “Autoria Conjunta: Uma Visão Industrial, Legal e Social do Cinema e da Televisão” (tese, orientada por Helena Pires, co-orientada por Pedro Dias Venâncio). Doutoramento em Ciências da Comunicação. Universidade do Minho, 25 Set.

2018. Como arguente. Inês Sapeta, “A Programação Cinematográfica: Ordem e Afecção nas Cartas Brancas Programadas na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema” (tese, orientada por João Mário Grilo). Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 11 Abr.

2018. Como orientador. Nuno Malheiro Lopes, “Sério Fernandes e a Escola que ‘Não Existe’: Contributo para uma Reflexão sobre a Escola do Porto” (tese, orientada por Sérgio Dias Branco). Doutoramento em Estudos Artísticos, especialidade em Estudos Fílmicos e da Imagem. Universidade de Coimbra, 3 Abr.

2017. Como arguente. Sina Knoll, “Blind Men and an Elephant: How We Speak and Think Animals in Documentary Film” (projecto de tese, orientada por Maria Irene Aparício). Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 25 Out.

2017. Como arguente. Chang Zhang, “The Cinematic Possibilities of Painting” (projecto de tese, orientada por António Olaio). Doutoramento em Arte Contemporânea. Universidade de Coimbra, 30 Jun.

2016. Como orientador. Dária Salgado, “A Poética da Paisagem: A espiritualidade como resultado de uma fruição estética veiculada pela relação do indivíduo com o espaço, o tempo e as memórias” (projecto de tese, co-orientada por José Maçãs de Carvalho). Doutoramento em Arte Contemporânea. Universidade de Coimbra, 15 Jul.

2016. Como arguente. Bruno Fontes, “Entre Escritas: Relações Intermediais entre a Escrita e a Imagem Fílmica em João Botelho, Peter Greenaway e Luiz Fernando Carvalho” (projecto de tese, orientada por Osvaldo Silvestre r Ricardo Namora). Doutoramento em Materialidades da Literatura. Universidade de Coimbra, 29 Jan.

2015. Como arguente. Susana Nascimento Duarte, “O Figural no Cinema Contemporâneo: Articulações e Disjunções do Visível e do Dizível” (tese, orientada por João Mário Grilo). Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 13 Jul.

2014. Como arguente. Marta Pinho Alves, “Cinema 2.0: Modalidades de Produção Cinematográfica do Tempo do Digital” (tese, orientada por José Luís Garcia). Doutoramento em Sociologia, especialidade em Cultura, Comunicação e Estilos de Vida. Universidade de Lisboa, 1 Jul.

2013. Como membro. Fausto Cruchinho, “Roberto Rossellini: A ‘Televisão de Autor’” (tese, orientada por António Pedro Pita). Doutoramento em Estudos Artísticos, especialidade em Estudos Fílmicos e da Imagem. Universidade de Coimbra, 3 Abr.

2013. Como arguente. Liliana Navarra, “João César Monteiro entre Antropologia e Ficção” (tese, orientada por Paulo Filipe Monteiro). Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 6 Nov.

2013. Como membro. Maria do Carmo Piçarra, “Azuis Ultramarinos: Propaganda Colonial nas Actualidades Filmadas do Estado Novo e Censura a Três Filmes de Autor” (tese, orientada por João Mário Grilo). Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Cinema e Televisão. Universidade Nova de Lisboa, 31 Jan.

2012. Como arguente. Diogo Morato, “Learning from Cinema: Da Cidade e da Explosão do Espaço no Séc. XX” (projecto de tese, orientada por António Lousa, co-orientada por Abílio Hernandez Cardoso). Doutoramento em Arquitectura. Universidade de Coimbra, 3 Fev.