14. Participações


2017. O Professor Cristão na Universidade, org. Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES). Casa São Bruno, Fátima, 22 Abr.

2017. Congresso para a Missão da Ordem, org. Ordem dos Pregadores (OP). Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), 17 a 23 Jan.

2015. “Cineclubes e Movimento Cineclubista no Brasil” por Gilvan Veiga Dockhorn. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, 15 Dez.

2015. 6º Simpósio Internacional de Cinemas em Português, org. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Universidade Federal Fluminense (UFF). Universidade de Coimbra, 10-11 Mar.

2014. “O Dr. Adrián e os 5 Senhores” por Francisco Moura Relvas. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, 26 Maio.

2014. “Kelly Reichardt in Conversation” [“Conversa com Kelly Reichardt”]. O Centro de Investigação em Humanidades de Oxford (TORCH) - Universidade de Oxford, 23 Maio.

2014. “Lusitânia, Filme-Tese da Escola do Porto” por Nuno Lopes. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, 19 Maio.

2014. “Caminhos da Paz” por Sol de Carvalho. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, 28 Mar.

2014. “Vídeo-Dança” por Pedro Sena Nunes. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, 21 Fev.

2013. “A Arte, o Artista e a Sociedade” por António Pedro Pita. Museu Municipal de Coimbra - Edifício Chiado, 13 Nov.

2013. XIII Jornadas Nacionais da Família Dominicana. Casa das Irmãs Dominicanas, Fátima, 8 a 10 Nov.

2013. “Arquivo de Nós Mesmos: A Memória Desfiada em Narrativas” por Ana Maio. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, 1 Out.

2013. “A Denominada Reforma do Estado” por António Avelãs Nunes. Centro de Trabalho do Partido Comunista Português em Coimbra, 23 Fev.

2012. “Vanguarda Francesa: Dadaísmo e Surrealismo” por Flávio Kactuz. Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra, 24 Abr.

2011. “Cine-conferência” por Edgar Pêra. Teatro Académico de Gil Vicente - Universidade de Coimbra, 21 Set.

2011. “Jean-Luc Godard e o Filme Ensaio Através do Exemplo de Passion” por Carolin Overhoff Ferreira. Faculdade de Ciências Socias e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, 16 Maio.

2010. “Como Vejo a Encíclica Caritas in veritate” por Eduardo Lourenço. Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) - Universidade Técnica de Lisboa, 28 Jan.

2009. “Visualidade Háptica e os Neurónios Espelho” por Patrícia Silveirinha Castello Branco. Seminário “Questões de Estética”. Instituto de Filosofia da Linguagem - NOVA, 17 Dez.

2009. “Philosophical Insight, Emotion, and Popular Fiction: The Case of Sunset Blvd.” [“Compreensão Filosófica, Emoção e Ficção Popular: O Caso de Sunset Blvd.”] por Noël Carroll. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA, 14 Dez.

2009. XI Colóquio de Outono (Estudos Performativos): Performance Global/Performance Política. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) - Universidade do Minho, 10 a 12 Dez.

2009. Acting Out: A Symposium on Film Performance, Inference and Interpretation [Actuar: Um Simpósio sobre Performance Fílmica, Inferência e Interpretação]. Escola de Artes e Design de Comunicação - Universidade de Reading, 20 Mar.

2009. “Lost Logos: Channel 4 and the Branding of American Event Television” [“Logos de Lost: O Channel 4 e a Gestão de Marca da Televisão Americana de Evento”] por Paul Grainge. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 25 Fev.

2009. Key Concepts in Aesthetics [Conceitos Chave em Estética] por Jerrold Levinson. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 21 Jan. to 9 Abr.

2008. “The Muzzling of Samuel Fuller’s White Dog” [“O Açaimar de White Dog de Samuel Fuller”] por Lisa Dombrowski. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 16 Dez.

2008. “Cultural Problems of Classical Film Theory: Béla Balázs, ‘Universal Language’, and the Birth of National Cinema” [“Problemas Culturais da Teoria do Cinema Clássica: Béla Balázs, ‘Linguagem Universal’, e o Nascimento do Cinema Nacional”] por Mattias Frey. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 3 Dez.

2008. “The Experience of Auteurism in Contemporary Film Culture” [“A Experiência do Autorismo na Cultura Cinematográfica Contemporânea”] por Catherine Grant. Centro de Investigação em Artes, Ciências Sociais e Humanidades (CRASSH) - Universidade de Cambridge, 2 Dez.

2008. “Authenticity in the Hybrid and Digital Arts” [“Autenticidade nas Artes Híbridas e Digitais”] por Aaron Meskin. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 26 Nov.

2008. “The Morality and Immorality of Jokes” [“A Moralidade e Imoralidade das Piadas”] por Jerrold Levinson. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 25 Nov.

2008. “Stardom in the Age of Celebrity” [“O Estrelato na Era da Celebridade”] por Pamela Church Gibson. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 12 Nov.

2008. “The New Cinema History” [“A Nova História do Cinema”] por Richard Maltby. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 28 Out.

2008. “Hypothetical Intentionalism Defended” [“Intencionalismo Hipotético Defendido”] por Jerrold Levinson. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 23 Out.

2008. “Self-Reflexivity in Three Films Noir: Laura, Double Indemnity, and Sunset Blvd.” [“Auto-Reflexividade em Três Filmes Noir: Laura, Double Indemnity, e Sunset Blvd.”] por Christophe Gelly. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 28 Maio.

2008. “The Censorship of Interiority: Shame, ‘Hejab’, Cinema” [“A Censura da Interioridade: Vergonha, ‘Hejab’, Cinema”] por Joan Copjec. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 21 Maio.

2008. “Medium-Specificity Arguments and Cinema” [“Argumentos da Especificidade do Meio e o Cinema”] por Berys Gaut. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 28 Mar.

2007. Kendall Walton and the Aesthetics of Photography and Film [Kendall Walton e a Estética da Fotografia e do Cinema]. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 30 Nov. a 1 Dez.

2007. “Auteur Machines?: Auteurism and the DVD” [“Máquinas de Autor?: Autorismo e o DVD”] por Catherine Grant. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 21 Nov.

2007. “Why Nobody Needs a Theory of Art” [“Por que Ninguém Precisa de uma Teoria da Arte”] por Dominic Lopes. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 23 Maio.

2007. “Spectres of the Real: Documentary Time and the Surreal of Reality: Ways of Seeing and Knowing” [“Espectros do Real: Tempo Documental e o Surreal da Realidade: Formas de Ver e Conhecer”] por Elizabeth Cowie. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 14 Fev.

2007. “In-Between” [“O Entre”] por Andrew Klevan. Escola de Teatro, Cinema e Artes Visuais - Universidade de Kent, 24 Jan.

2006. The British Film Institute and Its Publics: A Historical Perspective [O Instituto Britânico de Cinema e os Seus Públicos: Uma Perspectiva Histórica]. Escola de Estudo Avançado - Universidade de Londres, 10 Nov.

2002. Conferência Internacional sobre Crítica de Arquitectura: Situação-Crítica. Porto, 13 Out.

2000. 1.º Congresso da Ordem dos Arquitectos. Évora, 26 a 29 Out.

2000. 9.º Congresso dos Arquitectos Portugueses. Évora, 26 a 29 Out.

1998. A Luz e a Sombra na Arquitectura e na Paisagem. Lisboa, 25 Nov.