12. Publicações


EG.UC: Estudo Geral, repositório digital da produção científica da Universidade de Coimbra.

  
      

12.1. REVISTAS
2013-, co-ed. com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations.
2010-, co-ed. com Patrícia Silveirinha Castello Branco e Susana Viegas. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt.


12.2. LIVROS
2016. Por Dentro das Imagens: Obras de Cinema, Ideias do Cinema. Lisboa: Documenta. ISBN: 978-989-8618-92-4.

    

12.3. NÚMEROS DE REVISTAS E LIVROS EDITADOS
2017, com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies 5. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ottawa/index.php/
conversations/issue/view/291
. EG.UC
2017, com Patrícia Silveirinha Castello Branco e Saeed Zeydabadi-Nejad. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento 9, “O Islão e as Imagens”. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/9/9.pdf. EG.UC
2016, com Michael Wayne. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento 8, “A Filosofia de Marx”. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/8/
8.pdf
. EG.UC
2016, com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies 4. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/
conversations/issue/view/257
. EG.UC
2015, com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies 3. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/
conversations/issue/view/230
. EG.UC
2014, com Paulo Cunha. Atas do III Encontro da AIM. Livro electrónico. Coimbra: AIM. ISBN: 978-989-98215-1-4. http://aim.org.pt/atas/Atas-IIIEncontroAnualAIM.pdf. EG.UC
2013. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento 4, “Filosofia da Religião”. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/4/4.pdf. EG.UC
2013, com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies 1. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations/issue/view/198. EG.UC

12.4. CAPÍTULOS EM LIVROS

2018. “The Shape of Peace: Depictions of Muslims and Christians in Lebanese Cinema” [“A Forma da Paz: Representações de Muçulmanos e Cristãos no Cinema Libanês”]. New Approaches to Islam in Film [Novas Abordagens ao Islão no Cinema], ed. Kristian Petersen. Nova Iorque: Routledge.
2018. “The Urban and the Domestic: Spaces of American Film Noir” [“O Urbano e o Doméstico: Espaços do Film Noir Americano”]. New Approaches to Cinematic Spaces, ed. Filipa Rosário e Iván Villarmea Álvarez, 85-96. Londres: Routledge.
2017. “As Águas de Sua Mãe: Líquida Força, Líquida Fragilidade”. In UBICinema 2007-2017, org. Ana Catarina Pereira e Luís Nogueira, 209-17. Covilhã: Editora LabCom.IFP. ISBN: 978-989-654-420-1. http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/201712131640-201713_
ubicinema10anos_acpereiralnogueira_02.pdf
. EG.UC
2016. “A Cidade das Imagens: Três Olhares Fílmicos sobre a Urbanidade de Hoje”. In Territórios do Cinema: Representações e Paisagens da Pós-Modernidade, coord. Fátima Velez de Castro e João Luís J. Fernandes, 103-22. Málaga: Eumed - Universidade de Málaga. ISBN: 978-841-639-998-7. http://www.eumed.net/libros-gratis/ciencia/2016/39/39.zip. EG.UC
2016. “Sembène, Ousmane (1923-2007)”. In The Palgrave Encyclopedia of Imperialism and Anti-Imperialism [A Enciclopédia do Imperialismo e Anti-Imperialismo da Palgrave], vol. I, ed. Immanuel Ness e Zack Cope, 218-22. Basingstoke: Palgrave Macmillan. ISBN: 978-023-039-277-9. EG.UC
2015. “Magic and Loss: Style, Progression and the ‘Ending’ of Carnivàle” [“Magia e Perda: Estilo, Progressão e o ‘Final’ de Carnivàle”]. In “Carnivàle” and the American Grotesque: Critical Essays on the HBO Series [“Carnivàle” e o Grotesco Americano: Ensaios Críticos sobre a Série da HBO], ed. Peg Aloi e Hannah E. Johnston, 57-72. Jefferson, NC: McFarland. ISBN: 978-078-644-816-6.
2014, com Paulo Cunha. “Introdução”. In Atas do III Encontro Anual da AIM, ed. Cunha e Sérgio Dias Branco, 7-8. Coimbra: AIM. ISBN: 978-989-98215-1-4. http://aim.org.pt/atas/pdfs/Atas-IIIEncontroAnualAIM-Intro.pdf.
2014. “O Conceito Aberto de Cinemático”. In Cinema & Filosofia: Compêndio, org. João Mário Grilo e Maria Irene Aparício, 351-63. Lisboa: Edições Colibri. ISBN: 978-989-689-342-2.
2013. “Situating Comedy: Duration and Inhabitation in Classical American Sitcoms” [“A Situação da Comédia: Duração e Habitação nas Sitcoms Americanas Clássicas”]. In Television Aesthetics and Style [Estética e Estilo da Televisão], ed. Jason Jacobs e Steven Peacock, 93-102. Nova Iorque: Bloomsbury. ISBN: 978-144-117-992-0.
2011. “Na Desordem: Balagan, Mapa Intersticial de Histórias e Identidades”. In Literatura, Espaço, Cartografias, ed. António Apolinário Lourenço e Osvaldo Manuel Silvestre, 391-408. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. ISBN: 978-972-9126-23-9.
2011. “Super Style: Notes for a Stylistic Analysis” [“Super Estilo: Notas para uma Análise Estilística”]. In Investigating “Heroes”: Truth, Justice and Quality TV [Investigar “Heroes”: Verdade, Justiça e TV de Qualidade], ed. David Simmons, 108-19. Jefferson, NC: McFarland. ISBN: 978-078-645-936-0.
2010. “Sci-Fi Ghettos: Battlestar Galactica and Genre Aesthetics” [“Guetos da FC: Battlestar Galactica e a Estética de Género”]. In “Battlestar Galactica”: Investigating Flesh, Spirit, and Steel [“Battlestar Galactica”: Investigar a Carne, o Espírito, e o Aço], ed. Roz Kaveney e Jennifer Stoy, 185-98. Londres: I.B. Tauris. ISBN: 978-184-885-373-7.
2009. “Music Videos and Reused Footage” [“Vídeos Musicais e Imagens Reutilizadas”]. In Cultural Borrowings: Appropriation, Reworking, Transformation [Empréstimos Culturais: Apropriação, Reelaboração, Transformação], ed. Iain Robert Smith, 111-21. Nottingham: Scope. ISBN: 978-0-9564641-0-1. http://www.nottingham.ac.uk/scope/documents/2009/
culturalborrowingsebook.pdf
.

12.5. ARTIGOS COM ARBITRAGEM CIENTÍFICA

2017. “Morta por Dentro: Subjetividade e Alegoria em The Addiction”. Revista de História das Ideias 35, “Fronteiras”, ed. João Maria André e Rui Cunha Martins: 433-57. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISSN: 0870-0958. https://impactum.uc.pt/pt-pt/node/119660.
2017. “The Past Tense of Our Selves: Um Adeus Português in 1980s Portugal” [“O Passado de Nós Mesmos: Um Adeus Português no Portugal da Década de 1980”]. Journal of Lusophone Studies 2, n.º 1, “Dossier Especial sobre Cinema Português”, ed. Clara Rowland e Estela Vieira: 41-58. Davis, CA: Associação Americana de Estudos Portugueses. ISSN: 2469-4800. https://jls.apsa.us/index.php/jls/article/view/154.
2016. “O Cinema como Educação Social dos Sentidos”. Persona: Revista do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP 3, “Arte e Desenvolvimento Humano”, ed. José Eduardo da Silva: 61-69. Porto: Departamento de Teatro e Cinema da ESAP - CESAP. ISSN: 2183-4504. http://persona-esap.weebly.com/uploads/9/0/2/7/90272353/persona3_8_sergio_dias_branco.pdf.
2015. “Kino Kino Kino Kino Kino: Guy Maddin’s Cinema of Artifice” [“Kino Kino Kino Kino Kino: O Cinema de Artifício de Guy Maddin”]. L’Atalante: Revista de estudios cinematográficos 19, coord. Pablo Hernández Miñano e Violeta Martín Núñez: 105-10. Valencia: Universidade de Valência. ISSN: 2340-6992. http://www.revistaatalante.com/index.php?journal=atalante&page=article&op=view&path%5B%5D=269&path%5B%5D=256.
2015. “Kino Kino Kino Kino Kino: el cine de artificio de Guy Maddin” [“Kino Kino Kino Kino Kino: O Cinema de Artifício de Guy Maddin”]. L’Atalante: Revista de estudios cinematográficos 19, coord. Pablo Hernández Miñano e Violeta Martín Núñez, trad. Marta Martín Núñez: 105-10. Valencia: Universidade de Valência. ISSN: 2340-6992. http://www.revistaatalante.com/index.php?journal=atalante&page=article&op=view&path%5B%5D=269&path%5B%5D=243.
2012 [2015]. “A Memória Resistente da Guerra no Cinema Vietnamita”. O Olho da História: Revista de Teoria, Cultura, Cinema e Sociedades 19. Salvador: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal da Bahia. ISSN: 2236-0824. http://oolhodahistoria.ufba.br/wp-content/uploads/2016/12/18sergio.pdf.
EG.UC
2011. “Au hasard Balthazar: teologia e arte della presenza” [orig. “Seeing Balthazar: Robert Bresson’s Art of Presence and Franciscan Theology” (“Balthazar: A Arte da Presença de Robert Bresson e a Teologia Franciscana”)], trad. Simona Busni e Andreina Campagna. Fata Morgana: Quadrimestrale di cinema e visioni 14, “Animalità”: 163-70. Cosenza, CS: Luigi Pellegrini Editore/DAMS - Universidade da Calabria. ISSN: 1970-5786.
2011. “Film noir, um Género Imaginado”. Revista de História das Ideias 32, “Artes”: 327-54. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISSN: 0870-0958. https://impactum.uc.pt/pt-pt/node/117977.
2008. “The Mosaic-Screen: Exploration and Definition” [“O Ecrã-Mosaico: Exploração e Definição”]. Refractory: A Journal of Entertainment Media 14. Melbourne: Escola de Culture e Comunicação - Universidade de Melbourne. ISSN: 1447-4905. http://refractory.unimelb.edu.au/2008/12/27/the-mosaic-screen-exploration-and-definition-–-sergio-dias-branco.

12.6. COMUNICAÇÕES EM ACTAS DE CONFERÊNCIAS

2017. “Visualizar a Inferência: Motivos de Imagem nos Policiais Processuais da CBS”. In Televisão e Novos Meios, org. Paulo Serra e Sónia Sá, 129-35. Covilhã: Editora LabCom.IFP. ISBN: 978-989-654-371-6. http://labcom-ifp.ubi.pt/livro/291.
2016. “O Cinema como Ética”. In Atas do V Encontro Anual da AIM, ed. Sofia Sampaio, Filipe Reis, e Gonçalo Mota, 146-55. Livro electrónico. Lisboa: AIM. ISBN: 978-989-98215-4-5. http://aim.org.pt/atas/Atas-VEncontroAnualAIM.pdf.
2016. “O Rosto da Técnica: Walter Benjamin e a Arte Fotográfica”. In Filosofia e as Artes, org. Steven S. Gouveia, 95-100. ISBN: 978-154-101-982-9.
2015. “A Arte como Trabalho ou O Trabalho como Arte”. In II Congresso Internacional “Marx em Maio” 2014: Colectânea de Textos, 455-66. Lisboa: GEM. ISBN: 978-989-205-936-5.
2015. “Comunidades do Cinema”. In Atas do IV Encontro Anual da AIM, ed. Daniel Ribas e Manuela Penafria, 112-19. Livro electrónico. Covilhã: AIM. ISBN: 978-989-98215-2-1. http://aim.org.pt/atas/pdfs/Atas-IVEncontroAnualAIM-09.pdf.
2015. “A Identidade como Facto Colectivo em Palombella rossa”. In AVANCA | CINEMA 2015, coord. António Costa Valente e Rita Capucho, 391-98. Avanca: Edições Cineclube de Avanca. ISBN: 978-989-96858-6-4.
2015. “As Imagens Ressonantes: A Escrita Fílmica de Marguerite Duras”. In 1.º Simpósio “A Fusão das Artes no Cinema”, org. Vítor Ferreira and André Cardoso, 18-24. Coimbra: Edições Caminhos do Cinema Português. ISBN: 978-989-98948-2-2.
2014. “Vídeos Musicais e Figuras Abstractas”. In Atas do III Encontro Anual da AIM, ed. Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco, 258-63. Livro electrónico. Coimbra: AIM. ISBN: 978-989-98215-1-4. http://aim.org.pt/atas/pdfs/Atas-IIIEncontroAnualAIM-27.pdf.
2013. “Darkened Spaces: The Urban and the Domestic in American Film Noir” [“Espaços Escurecidos: O Urbano e o Doméstico no Film noir Americano”]. In Inter[sections]: A Conference on Architecture, City and Cinema [Inter[secções]: Uma Conferência sobre Arquitectura, Cidade e Cinema], ed. Luís Urbano, 434-40. Porto: AMDJAC. ISBN: 978-989-98494-3-3.
2013. “‘Estejamos Atentos!’: Notas sobre o Cinematógrafo como Reflexões Espirituais”. In Atas do II Encontro Anual da AIM, ed. Tiago Baptista e Adriana Martins, 135-41. Livro electrónico. Lisboa: AIM. ISBN: 978-989-98215-0-7. http://aim.org.pt/atas/Atas-IIEncontroAnualAIM.pdf.
2013. “Permanecer no Amor: A Arte e Teologia de Des hommes et des dieux”. In Mosteiros Cistercienses: História, Arte, Espiritualidade e Património - Tomo II, dir. José Albuquerque Carreiras, 365-69. Alcobaça: Jorlis. ISBN: 978-989-98209-2-0.
2012. “Prescrições e Descobertas: A Especificidade do Meio Cinemático Segundo Berys Gaut”. In XIII Colóquio de Outono: Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos, org. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa, e Vítor Moura, 115-25. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus. ISBN: 978-989-8549-25-9.
2012. “Screened Signs of Grace: André Bazin’s ‘Cinema and Theology’ and the Sacramental Facet of Film” [“Sinais Projectados da Graça: ‘O Cinema e a Teologia’ de André Bazin e a Faceta Sacramental do Cinema”]. In Spirituality: New Reflections on Theory, Praxis and Pedagogy [Espiritualidade: Novas Reflexões sobre Teoria, Práxis e Pedagogia], ed. Martin C. Fowler, Michael Weiss, and John L. Hochheimer, 199-205. Livro electrónico. Oxford: Inter-Disciplinary Press. ISBN: 978-1-84888-139-6.

12.7. ARTIGOS SEM ARBITRAGEM CIENTÍFICA

2018. “José Augusto Mourão, Errante da Palavra”. Colóquio/Letras 199: 216-21. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISSN: 0010-1451.
EG.UC
2017, com Amir Khan. “The Aesthetics of Politics and the Politics of Aesthetics In and After Cavell” [“A Estética da Política e a Política da Estética Em e Depois de Cavell”]. Conversations: The Journal of Cavellian Studies 5: 1-3. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ottawa/index.php/
conversations/article/view/2421/2061
.
2017, com Patrícia Silveirinha Castello Branco e Saeed Zeydabadi-Nejad. “Editorial: (Re)Thinking Islamic Imagery” [“Editorial: (Re)Pensar a Imagética Islâmica”]. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento 9, “O Islão e as Imagens”: 1-3. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/9/9_Editorial.pdf.
2016, com Michael Wayne. “Editorial: Film Through Marx, Our Contemporary” [“Editorial: O Cinema Através de Marx, Nosso Contemporâneo”]. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento 8, “A Filosofia de Marx”: 1-3. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/8/8_Editorial.pdf.
2016. “Corpos Instáveis: Os Vídeos Musicais de Chris Cunningham”. ESC:ALA: Revista Electrónica de Estudos e Práticas Interartes 7. Porto: ILCML - Universidade do Porto. ISSN: 2183-1823. http://wp.me/p4iz9I-T9.
2016. “The Law of Capital: The Measure of a Man” [“A Lei do Capital: A Lei do Mercado”]. Film International, 11 Set. 2016. ISSN: 2040-3801. http://filmint.nu/?p=19295.
2015, com Amir Khan. “Cavell and History” [“Cavell e História”]. Conversations: The Journal of Cavellian Studies 3: 1-2. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations/article/view/1289/1201.
2015. “Antígona, Mulher Levantada”. Vértice 176: 98-106. ISSN: 0042-4447.
2015. “Entendimentos do Cinema: A Linguagem Analítica e Crítica para Daniel Frampton e David Bordwell”. Vértice 174: 58-70. ISSN: 0042-4447.
2015. “A Matéria do Mal: Os Filmes Noir de Orson Welles”. Vértice 177: 13-37. ISSN: 0042-4447.
2015. “Um Encontro Desencontrado em Tempos de Guerra”. Via Latina: Ad Libitum 12, “Tempo de Encontro(s)”: 102-4. Coimbra: Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra. DL: 53140/90.
2014. “Fotografar, Filmar, Escrever”. Revista Alma Azul: Revista de Artes e Ideias 10: 6-13. Coimbra: Alma Azul. ISSN: 0874-7040.
2014. “Uma Aparência, Diferentes Seres: Performance e Identidade Pessoal em Battlestar Galactica”. Drama: Revista de Cinema e Teatro 5: 38-41. Lisboa: APAD. ISSN: 2183-0894.
2013, com Amir Khan. “Genesis”. Conversations: The Journal of Cavellian Studies 1: 1-3. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/
ojs/index.php/conversations/article/view/1110/964
.
2013. “Editorial: Cinema, Religion, and Their Philosophical Thinking” [“Editorial: Cinema, Religião, e o Seu Pensamento Filosófico”]. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento 4, “Filosofia da Religião”: 1-3. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/4/4_Editorial.pdf.
2010, com Patrícia Silveirinha Castello Branco e Susana Viegas. “Editorial”. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento 1: 7-13. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/1/1_Editorial P.pdf.

12.8. RECENSÕES

2018. “Luis Buñuel e a Evanescência do Olhar”, recensão a Buñuel e o Surrealismo: A Arquitetura do Sonho de Mirian Tavares. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 5, n.º 1: 176-78. Lisboa: AIM. ISSN: 2183-1750. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/
article/view/336/pdf
.
2014. “Estudos do Vídeo Musical”, recensão a The Music Video Reader editado por Simon Frith, Andrew Goodwin, e Lawrence Grossberg, Rocking Around the Clock: Music Television, Postmodernism, & Consumer Culture de E. Ann Kaplan, Le clip: histoire et esthétique de Laurent Jullier e Julien Péquignot, e Experiencing Music Video: Aesthetics and Cultural Context de Carol Vernallis. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 1, n.º 2: 363-68. Lisboa: AIM. ISSN: 2183-1750. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/
view/75/70
.

12.9. ENTREVISTAS CONDUZIDAS

2018. “‘Being Open to Possibilities That We Can’t Know Yet’: An Interview with Catherine Grant” [“‘Estar Aberta a Possibilidades que Ainda Não Podemos Conhecer’: Uma Entrevista com Catherine Grant”]. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 5, n.º 2: 521-37. Lisboa: AIM. ISSN: 2183-1750. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/download/427/pdf.
2013. “Film/Religion: A Conversation with P. Adams Sitney” [“Cinema/Religião: Uma Conversa com P. Adams Sitney”]. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento 4, “Filosofia da Religião”: 210-15. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/4/4_Sitney_Dias.Branco.pdf.

12.10. ENTREVISTAS DADAS

2017. Conduzida por Sara Quelhas, “Dá-nos Música, Mas é Cinema”. Metropolis 50, 129. http://cinemametropolis.com/images/revistas-pdf/2017/m50/#p=1.
2016. Conduzida por Luís Mendonça, “O cinema constrói um olhar e nós temos de questionar esse olhar”. À Pala de Walsh, 22 Nov. http://www.apaladewalsh.com/2016/11/sergio-dias-branco-o-cinema-constroi-um-olhar-e-nos-temos-de-questionar-esse-olhar.
2016. “Duas perguntas a...”. JF - Jornal da FENPROF 286, 11. http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_135/Cat_632/Anexos/JF_nov2016_286.pdf.
2015. “Em Foco: Catequese”. JO: Juventude Operária 655, 5.
2007. Conduzida por Luís Salvado. Premiere 93, 28.

12.11. OUTROS ARTIGOS

2018. “O Cinema Devolvido ao Povo”. Avante! 2337, 13 Set.. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2337/Festa_do_Avante/151419/O-cinema-devolvido-ao-povo.htm.
2018. “Fronteiras e Forasteiros”, crítica a O Outro Lado da Esperança (Toivon tuolla puolen, 2017). Avante! 2329, 19 Jul., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2329/argumentos/150707/Fronteiras-e-Forasteiros.
2018. “Igreja do Pecado e da Santidade”. Laicado Dominicano 392, 3. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2018. “Roma: Distinção Católica para um Filme sobre a Coragem Solidária das Mulheres”. Religionline, 12 Set. https://religionline.blogspot.com/2018/09/roma-distincao-catolica-para-um-filme.html.
2018. “A Ronda da Morte”, crítica a Colo (2017). Avante! 2314, 5 Abr., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2314/argumentos/149421.
2018. “Sair da Noite, Entrar na Aurora: XIV Jornadas da Família Dominicana”. Laicado Dominicano 389, 1-2. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2017. “Esfir Shub: Mulher, Cineasta, Revolucionária”. Avante! 2298, 14 Dez., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2298/argumentos/147922.
2017. “A Fábrica de Tudo”, crítica a A Fábrica de Nada (2017). Avante! 2290, 19 Out., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2290/argumentos/147190.
2017. “Cinema em Festa”. Avante! 2284, 7 Set., 10. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2284/Festa_do_Avante/146738.
2017. “A Inquietação da Fé: 2. Deus na Assembleia Humana”. Laicado Dominicano 385, 2-3. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2017. “A Inquietação da Fé: 1. A Segurança na Escuridão”. Laicado Dominicano 384, 6-7. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2017. “A Pedra e a Carne”, crítica a Outubro (Oktiabr, 1928). AbrilAbril, 27 Nov. https://www.abrilabril.pt/pedra-e-carne.
2017. “A Poesia Nasce na Rua”, crítica a Paterson (2017). Avante! 2277, 20 Jul., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2277/argumentos/146128.
2017. “Que Viva o Cinema!”. Avante! 2282, 24 Ago., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2282/argumentos/146573.
2017. “Terras Mineiras”, crítica a Eldorado XXI (2016). Avante! 2254, 9 Fev., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2254/argumentos/143996.
2017. “O Trabalho do Evangelho”. Voz do Trabalho 628, 11. Liga Operária Católica - Movimento de Trabalhadores Cristãos.
2017. “A UC Não Foi Fundada para Ser Fundação”. RCI - Região Centro Informação 184, 33. Sindicato dos Professores da Região Centro. http://www.sprc.pt/images/RCI/RCI_Mar2017.pdf.
2017. “A Vida da Fantasia”, crítica a Super 8 (2011). AbrilAbril, 13 Jan. http://www.abrilabril.pt/vida-da-fantasia.
2016. “O Dinheiro como Monstro”, crítica a Money Monster (2016). Avante! 2220, 16 Jun., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2220/argumentos/140778.
2016. “A Festa do Cinema”. Avante! 2232, 8 Set., 10. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2232/Festa_do_Avante/141952.
2016. “O Homem que Escrevia Demasiado”, crítica a Trumbo (2015). Avante! 2201, 7 Mar., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2210/argumentos/139803.
2016. “A Lei do Capital”, crítica a A Lei do Mercado (La Loi du marché, 2015). Avante! 2215, 12 Maio: 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2215/argumentos/140297.
2016. “Na Terra de Oz”, crítica a E Agora Invadimos o Quê? (Where to Invade Next, 2015). Avante! 2224, 14 Jul., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2224/argumentos/141197.
2016. “Pela Mão de Catarina”. Laicado Dominicano 379, 7 e 380, 2. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2016. “Porque Não Sou o Giacometti do Século XXI”, crítica a Porque Não Sou o Giacometti do Século XXI (2015). Ciclo “Há Filmes na Baixa!”, 5 Maio. Porto/Post/Doc.
2016. “Reitoria da UC Deve Recuar: Provedoria de Justiça Confirma Posição Sindical”. RCI - Região Centro Informação 183, 20. Sindicato dos Professores da Região Centro. http://www.sprc.pt/images/RCI/RCI_Out2016.pdf.
2016. “O Rumor da Guerra”, crítica a Okraina (1933). AbrilAbril, 25 Set. http://www.abrilabril.pt/opiniao/o-rumor-da-guerra.
2016. “Sarita e o Cinema como Militância”, crítica a Iré a Santiago (1964) e Y... tenemos sabor (1967). AbrilAbril, 21 Out. http://www.abrilabril.pt/cultura/sarita-e-o-cinema-como-militancia.
2016. “A Solidão do Denunciante”, crítica a Snowden (2016). Avante! 2237, 13 Out., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2237/argumentos/142397.
2016. “A Verdade Liberta”, crítica a Spotlight (2015). Avante! 2202, 11 Fev., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2202/argumentos/138973.
2016. “A Vida Sobre a Morte”, crítica a O Filho de Saul (Saul fia, 2015). Avante! 2233, 15 Set., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2233/argumentos/141993.
2016. “A Voz de Dan”, crítica a Eu, Daniel Blake (I, Daniel Blake, 2016). Avante! 2246, 15 Dez., 29. Partido Comunista Português. http://www.avante.pt/pt/2246/argumentos/143213.
2015. “A Cativa”, crítica a A Cativa (La Captive, 2000). O Interior, 2 Abr., 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=804&id=46958&idSeccao=11297&Action=noticia.
2015. “A Comunidade”, crítica a A Comunidade (2012). O Interior, 15 Jan., 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=793&id=46208&idSeccao=11103&Action=noticia.
2015. “Ne change rien”, crítica a Ne change rien (2009). Ciclo “Há Filmes na Baixa!”, 25 Mar. Porto/Post/Doc. http://www.portopostdoc.com/home/ha-filmes-na-baixa/2015/view?id=124.
2014. “Fala e Lugar”, crítica a Palavra e Utopia (2000). O Interior, 7 Ago., 19. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idedicao=770&idseccao=10696&id=44660&action=noticia.
2014. “A Ilusão do Pós-Troika”. Voz do Trabalho 614, 11. Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos.
2014. “Imagens Arrastadas de uma Cidade”, crítica a Lisbonnenuit (1989). O Interior, 3 Jun., 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=765&id=44311&idSeccao=10605&Action=noticia.
2014. “Imagens das Orações de Catarina de Sena: 2. Mar Divino”. Laicado Dominicano 368, 2-3. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2014. “Imagens das Orações de Catarina de Sena: 1. Água Marinha”. Laicado Dominicano 367, 2-3. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2014. “Liberdade Encarcerada”, crítica a 48 (2009). O Interior, 15 Maio, 12. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=758&id=43758&idSeccao=10473&Action=noticia.
2014. “Nomes da Inquietação”, crítica a Inquietude (1998). O Interior, 20 Fev., 16. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idedicao=746&idseccao=10248&id=42830&action=noticia.
2014. “As Quatro Voltas”, crítica a As Quatro Voltas (Le quattro volte, 2010). O Interior, 23 Out., 12. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=781&id=45367&idSeccao=10889&Action=noticia.
2014. “THX 1138 (1971)”, crítica ao filme. Ciclo de cinema “O Futuro do Passado”, 18 Fev. Cineclube de Guimarães.
2013. “Abraço ao Vento”, crítica a Abraço do Vento (2004). O Interior, 21 Fev., 10. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=694&id=38726&idSeccao=9169&Action=noticia.
2013. “Casa das Caldeiras”. Diário As Beiras, 3 Jun., 8.
2013. “Os Dias Vastos”, crítica a Onde Bate o Sol (1989). O Interior, 22 Ago., 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=720&id=40870&idSeccao=9720&Action=noticia.
2013. “Educação em Portugal: Direito ou Privilégio?”. Voz do Trabalho 607, 4-5. Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos.
2013. “Existência e Arte”. Laicado Dominicano 360, 4-5. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2013. “Música Nocturna”, crítica a Ne change rien (2009). O Interior, 17 Out., 12. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=728&id=41482&idSeccao=9896&Action=noticia.
2013. “Tecer e Voar”, crítica a O Tapete Voador (2008). O Interior, 20 Jun., 16. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=711&id=40152&idSeccao=9522&Action=noticia.
2013. “Uma Máquina de Passar Vidro Colorido”, crítica a Autografia (2004). O Interior, 19 Dez., 15. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=737&id=42144&idSeccao=10080&Action=noticia.
2013. “A Urgência do Amor”. Laicado Dominicano 363, 3. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2013. “A Vida Ganha”, crítica a Ganhar a Vida (2001). O Interior, 18 Abr., 14. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=702&id=39431&idSeccao=9333&Action=noticia.
2012. “A Árvore e o Círculo: As Palavras Vivas de Sta. Catarina de Sena (1347-1380)”. Laicado Dominicano 356, 1 e 8. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2012. Crítica a 2 Dias em Nova Iorque (2 Days in New York, 2012). Metropolis 0.5, 75.
2012. Crítica a As Flores da Guerra (Jin líng shí san chai, 2011). Metropolis 0, 57.
2012. Crítica a O Meu Maior Desejo (Kiseki, 2011). Metropolis 1, 74.
2012. “Postulare”. Laicado Dominicano 358, 3-4. Fraternidades Leigas de São Domingos.
2011. Crítica a Filme Socialismo (Film Socialisme, 2010). Premiere 2, n.º 31, 58.
2011. Crítica a As Serviçais (The Help, 2011). Premiere 2, n.º 38, 67.
2011. Crítica a Melancolia (Melancholia, 2011). Premiere 2, n.º 39, 68.
2011. Crítica a A Nossa Vida (La nostra vita, 2010). Premiere 2, n.º 36, 66.
2011. Crítica a Fora-de-Jogo (Offside, 2006). Premiere 2, n.º 37, 67.
2011. Crítica a Pina (2011). Premiere 2, n.º 33, 62.
2011. Crítica a Gritos 4 (Scream 4, 2011). Premiere 2, n.º 32, 60.
2011. Crítica a Transformers 3 (Transformers: Dark of the Moon, 2011). Premiere 2, n.º 35, 62.
2011. Crítica a A Árvore da Vida (The Tree of Life, 2011). Premiere 2, n.º 34, 56.
2007. Crítica a À Prova de Morte (Death Proof, 2007). Premiere 94, 10.
2007. “Life on Mars: Fora de Tempo”. Premiere 96, 21.
2007. “Prison Break: O Suspense da Fuga”. Premiere 95, 21.
2006. Crítica a 98 Octanas (2006) e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere 84, 10 e 96.
2006. Crítica a Nada a Esconder (Caché, 2005). Premiere 76, 11.
2006. Crítica a O Código Da Vinci (The Da Vinci Code, 2006) e Medo de Morte (Running Scared, 2006), “IndieLisboa 2006: Um Tanto Maior do que Lisboa”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere 80, 9, 11, 34-36, e 94.
2006. Crítica a Hostel (2005), “Daniela Costa: Sob a Pele”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere 79, 12, 31, e 94.
2006. Crítica a Poseidon (2006) e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere 82, 12 e 96.
2006. Crítica a Shijie (O Mundo, 2005), “Inventar a Independência: Nos Bastidores do IndieLisboa 2006”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere 78, 10, 32-37, e 94.
2006. Crítica a The Squid and the Whale (A Lula e a Baleia, 2005), “Curtas Vila do Conde 2006”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere 81, 13, 30, e 94.
2006. Crítica a Syriana (2005), “Sienna Miller: A Bela Impertinente”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere 77, 11, 56-58, e 94.
2006. Crítica a United 93 (Voo 93, 2006), “Entrevista com... Carla Chambel”, “Curtas Vila do Conde 2006: Elogio dos Esquecidos”, e “Cinema em Casa: Ler”. Premiere 83, 12, 58-59, 72-74, e 96.
2005. “Evocation of Fear” [“Evocação do Medo”]. Big Lens: The Kent Film Magazine 3, n.º 2, 2. Cineclube da Universidade de Kent.
2005. “The Nocturnal Art” [“A Arte Nocturna”], exposição de fotografia Dark Contrast. Fnac Chiado/Colombo.
2003. “Editorial”, “A Banalidade”, e “O Silêncio dos Olhares”. Registos 0, 3, 6, e 30-31.
2003. “Il paesaggio”. Zero Mag 5: 11-12. Zero em Comportamento – Associação Cultural.
2002. “Cinco Detritos”. V-Ludo 7, 60-62.
2002. “O Cinema Justo”. AO: Boletim da Ordem dos Advogados 21, 85-86.
2001. “Dança Fúnebre”, crítica a Boogie Nights (Jogos de Prazer, 1997). Festa V-Ludo. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
2001. “Edifícios de Palavras (Universidade)”. V-Ludo 4, 45-47.
2001. “Estranhos Dias”, crítica a Strange Days (Estranhos Prazeres, 1995). Festa V-Ludo. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
2001. “A Política dos Autores: Pensar a Nossa Solidão”. V-Ludo 6, 75-81.
2001. “Rituais do Indecifrável”. V-Ludo 3, 61-65.
2000. “Cinema 1990-99”. Noite 01. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.
2000. “O Feminino Plural”. V-Ludo 1, 18-21.
2000. “Stanley Kubrick (1928-1999): Labirintos e Olhares”. Boletim Informativo da Faculdade de Arquitectura 2000, 16-17. Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa.
1999. “O Mundo nos Nossos Olhos Atentos: Xinema, um Relatório de Actividades”. Folha 9, 8. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.
1999. “Verdade e Mentira”. Xinema 4, 3. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.
1998. “1997: Figurar o Imaterial”. Folha 8, 7. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.
1998. “Akira Kurosawa (1910-1998): Entre o Sonho e a Morte”. Xinema 1, 1. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.
1998. “Morrer Assombrado pela Beleza”, crítica a Morte a Venezia (Morte em Veneza, 1971). Xinema 3, 1. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.
1998. “Profundo Oceano de Fantasmas”, crítica a Titanic (1997). Xinema 2, 1. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.
1997. “Intensidade e Segredo”, crítica a Ossos (1997). Folha 7, 4. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.
1997. “A Linha que Fecha a Forma”, crítica a Il Postino (O Carteiro de Pablo Neruda, 1994). Folha 6, 4. Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura.

12.12. BLOGUES

2013-. Libertação Comum. Blogger. http://commonliberation.blogspot.com.
2012-13, com Hadi Fayyaz, Noorin Fazal, e Wim Van Moer. Spiritual Dialogues [Diálogos Espirituais], fundador e administrador. Blogger. http://spiritualdialogues.blogspot.com.
2010-. Escritos de um Espectador. Blogger. http://writingsspectator.blogspot.com.
2009-. Gestos da Palavra. Blogger. http://gesturesword.blogspot.com.
2007-. Estética e Outras Filosofias. Blogger. http://aestheticsotherphilosophies.blogspot.com.
2007-. Os Movimentos das Imagens. Blogger. http://motionsimages.blogspot.com.